Clonagem  
     
  E novas descobertas tecnológicas
índice
     
  Qual é a posição do judaísmo com relação às novas descobertas tecnológicas, principalmente no campo da biologia, como no caso da clonagem?  
     
 

RESPOSTA:

Na conclusão de Pirkê Avot (Ética dos Pais) nossos Sábios afirmaram: "Tudo o que D'us criou em Seu mundo, foi para Sua glória." Isto significa que todas as novidades que surgirem podem e devem ser empregadas para o serviço Divino.

Na maioria das vezes, as descobertas tecnológicas não só não entram em choque com o judaísmo, como geralmente auxiliam o judeu, facilitando o cumprimento dos mandamentos Divinos. Porém, como há o livre-arbítrio, existe sempre a possibilidade de utilizar qualquer ferramenta ou conhecimento voltados à prática de atos negativos, contrários à ordem Divina.

D'us criou o mundo de tal forma, que o homem pode e deve acrescentar e aperfeiçoar a Criação por meio de seus atos e descobertas. Consta na Torá: "...que criou D'us para realizar." Explica o Midrash: "Realizar significa consertar." Ou seja, o homem tem permissão Divina para "consertar" Seu mundo.

Isto é acentuado principalmente na Medicina. Consta na Torá: "…deverá curá-lo". O Talmud infere deste versículo que foi outorgada ao médico a licença de curar o paciente. Ou seja, não é permitido jamais cruzar os braços diante de um doente, afirmando: "D'us trouxe a doença e somente Ele pode curá-la." Pelo contrário, cabe ao médico se esforçar cada vez mais para aprimorar seus conhecimentos, pesquisando ao máximo para cumprir, da melhor forma, sua missão de curar. Porém, é preciso aprofundar-se nas novidades que surgem em qualquer campo para saber se não entram em conflito com alguma lei da Torá, bem como qual a maneira de usufruir delas de modo permitido pelo judaísmo. Às vezes, até mesmo determinados atos que a própria Torá aprova, foram proibidos por nossos Sábios, pois sua prática pode incorrer em alguma proibição da Torá. Caso a caso deve ser analisado minuciosamente por um rabino ortodoxo, para evitar esta possibilidade.

Transplantes, inseminação artificial, fecundação in vitro, etc., são permitidos quando realizados de acordo com a Lei Judaica, e podem tornar-se proibidos, quando em desacordo com estas mesmas leis. O mesmo ocorre em todas as áreas. Muito já foi escrito a respeito de clonagem. Porém ainda existem dúvidas sobre até onde o homem poderá chegar.

À primeira vista, se o método da clonagem for empregado para aumentar a oferta de alimentos e melhorar o padrão de vida, não somente não será proibido pela Torá, como se constituirá até numa mitsvá.

A Torá veta o cruzamento de duas espécies de animais ou o enxerto de dois tipos de plantas. No entanto, em se tratando da mesma espécie, não consiste em proibição alguma. Embora haja grande diferença entre o cruzamento dentro da mesma espécie e a clonagem (que pode originar uma diferença haláchica), mesmo assim, teoricamente pode-se dizer que a clonagem é permitida.

A clonagem de seres humanos, dependendo de sua finalidade e forma de emprego, pode levar à muitas implicações na Halachá. Certamente desencadeará dúvidas haláchicas sobre a paternidade da criança. Entretanto, ainda é cedo para opinar. Quando os cientistas obtiverem resultados práticos, caberá aos legisladores rabínicos analisá-los para verificar até que ponto a clonagem é permitida pela Halachá.

 
     
 

 

top