Animais clonados  
    índice
  Seu status
     
 

A carne de um animal clonado pode ser comida junto com leite?

     
 

RESPOSTA:
Por Baruch S. Davidson
A posição ética da Torá sobre a clonagem, bem como suas ramificações haláchicas, é objeto de discussão entre os eruditos contemporâneos da lei judaica, Eu limitarei esta resposta à real questão que você apresenta – animais clonados face a face com a proibição de ingerir leite e carne.

É importante notar que nesse ponto da revolução científica da clonagem, a criatura clonada tem uma mãe gestacional. Mesmo que o animal nada tenha do DNA da mãe, é carregado num útero e nasce de uma mãe.

Segundo a Lei da Torá, se um animal casher dá à luz um animal que não tem os adequados símbolos casher, como por exemplo uma vaca que dá à luz um animal que não rumina ou não tenha cascos fendidos, esta cria é considerada casher e pode ser comida.
Baseada na regra acima, a maioria das autoridades haláchicas decretaram que a identidade de um clone é determinada pela mãe em cujo útero cresceu.

Da mesma forma, um animal nascido de uma vaca tem o status haláchico de uma vaca e sua carne seria proibida de ingerir com leite.

A informação acima é somente para propósitos de pesquisa. Como em todas as questões que estão sujeitas a debate haláchico, antes de agir com esta informação, deve-se consultar o rabino ortodoxo de sua comunidade.

Espero que esta informação lhe seja útil.

 
    top