Circuncisão  
   
índice
  Porque torna-se necessária
   
  Como explico o ritual judaico da circuncisão aos pais judeus?  
     
 

RESPOSTA:

Uma forma é olhá-la sob uma perspectiva espiritual. Há muito sobre este assunto escrito na Cabalá e na Chassidut. É difícil ler no original, mas basicamente, o que todos estão dizendo é que o corpo deve estar sintonizado para receber a energia de D'us, e ligar-se com ela tornando-se uma só entidade: corpo/alma.

O efeito de toda mitsvá (preceito da Torá) é pegar uma porção do mundo físico e torná-la espiritual. Isso poderia ser a comida que comemos, o dinheiro que damos para tsedacá (caridade), a cama que fornecemos aos viajantes exaustos - mas tudo começa com nosso próprio corpo.

Nem tudo que está a nosso alcance pode ser elevado ao espiritual. Uma vaca que foi abatida segundo as leis da shechitá pode ser elevada ao se ingerir sua carne numa refeição de Shabat, e usando sua pele para fazer um Rolo da Torá. Um porco, não importa de que forma seja abatido, não pode tornar-se algo espiritual ao ser ingerido. Quanto ao que nos concerne, este assunto está estagnado e somente poderemos encontrar uma resposta em outra era, quando sua impureza será removida (há uma opinião dos Sábios de que os porcos se tornarão casher na Era Vindoura). Na forma atual, a carne de porco não é adequada para receber aquela energia Divina. Eis por que é chamado "assur", traduzido como "proibido", mas literalmente significa "atado". Está ligado e atado aqui embaixo, e não pode ser elevado ao alto.

Quando se trata de nosso próprio corpo, ele também precisa uma "hachshará" - uma preparação para torná-lo adequado a receber a Divindade. Dessa maneira, o corpo físico pode, por si mesmo, tornar-se um artigo de D'us, assim como um Rolo da Torá. Devemos comer alimentos casher. E devemos ter um Berit Milá (circuncisão). Até então, a alma pode ser pura e integral, mas o corpo permanece desafinado e estranho para poder tornar-se um recipiente à conexão com a Divindade. Sua porta está fechada, e a Divindade apenas pode pairar ao seu redor, incapaz de entrar.

E quanto às mulheres? Como seu corpo se torna apropriado? Diversos rabinos respondem que, segundo a tradição, Adam (Adão) foi criado tanto homem quanto mulher, e então separado. Portanto, cada homem e mulher é apenas metade de um corpo. Isso significa que toda mulher judia tem um Berit Milá - pelo menos potencialmente - na carne da outra metade de seu corpo, onde quer que ele esteja.

 
     
  por Rabino Tzvi Freeman
top