Chassidismo  
     
  Alegria num mundo conturbado
índice
     
  Como o judaísmo chassídico exige uma atitude de júbilo com tantos problemas no mundo?  
     
 

RESPOSTA:

Problemas no mundo? É exatamente por isso que o Chassidismo exige uma atitude positiva. O Chassidismo enfatiza a felicidade porque ser feliz destrói os obstáculos. Quando não se vive a vida por viver, mas alegra-se com ela, nada pode deixá-lo deprimido.

Quanto aos problemas, bem, um verdadeiro chassid não os enxerga como problemas. A filosofia chassídica ensina que não somos seres humanos tendo experiências espirituais - somos seres espirituais tendo experiências humanas. E dentre essas experiêncas humanas estão os "problemas."

Quando um estudante medita sobre o fato de que D'us é Um e a Única Fonte de todas as coisas, lembra-se que tudo tem um propósito, e que a bondade pode ser encontrada em toda a parte - até nos problemas. O estudante então percebe o relacionamento íntimo que desfruta com Seu Criador, e portanto recebe de bom grado os desafios da vida com satisfação e vitalidade. O Chassidismo se concentra no fato de que D'us nos escolheu para sermos Seus parceiros na Criação, pois através do cumprimento das mitsvot temos certeza de que perpetuamos a existência do mundo. De fato, acreditamos que todo o propósito da Criação é para que a humanidade transforme o mundo físico imperfeito em um local refinado e espiritual.

A crença em D'us é essencial, evidentemente, mas sem uma crença positiva em D'us, uma crença de felicidade, aquela crença pode rapidamente descer a uma crença de desalento e condenação.

 
     
   
top