Chanucá  
   
  Só para judeus?
índice
     
 

Preciso ser judeu para poder celebrar Chanucá?

     
 

RESPOSTA:

Somente pessoas judias são obrigadas a acender as luzes da chanukyiá e a observar as leis de Chanucá, mas sua profunda mensagem é universal.

Vivemos em um mundo cercado por todos os tipos de escuridão, depravação e imoralidade. Ao invés de desistirmos, a mensagem de Chanucá vem ao nosso encontro: um pouco de luz é capaz de dissipar muita escuridão. Mesmo que você sinta que não possui suficiente energia para produzir muita luz, devemos lembrar que uma pequena jarra de óleo foi capaz de produzir mais luz que o tempo necessário.

Por isto, siga em frente e seja uma vela. Ilumine todos a sua volta praticando o bem, tendo fé na vitória e espalhando bondade: seus "limitados" talentos serão capazes de atingir longas distâncias. E não se esqueça da próxima mensagem de Chanucá… a cada noite devemos acrescentar uma "nova vela" que se traduz assim: as ações positivas praticadas ontem não são suficientes para hoje.

Hoje é tempo de acrescentar mais uma chama, e amanhã mais e mais até que seja possível transformarmos, todos juntos, a escuridão de hoje no brilho intenso e absoluto de amanhã.