Chalá  
   
índice
  Separação da massa
     
 

Como devo proceder para separar a massa da chalá? Vocês por acaso teriam um artigo sobre o assunto?

     
 

RESPOSTA:
Aí vai o artigo:

A mitsvá de separar a chalá

(O termo Chalá aqui se refere à porção que é separada da massa e depois queimada, e não ao pão trançado especial de Shabat e Yom Tov).

Quando se prepara pão usando a quantidade mínima de farinha de 1.666,6 g. (1 k. e 2/3) é necessário separar uma pequena parte da massa antes de assar. O pequeno pedaço que é removido chama-se "Chalá". Na época do Templo, ela era dada aos Cohanim. (Hoje denomina-se também Chalá o pão trançado especial usado no Shabat.)

Separar a "Chalá" é uma das três mitsvot especiais com as quais a mulher judia foi privilegiada. E já que os significados profundos desta mitsvá são tão inerentemente relacionados com ela, muitas mulheres mantêm o costume de assar em casa suas próprias Chalot para Shabat e Yom Tov, para que possam cumprir esta preciosa mitsvá. É especialmente significativo separar "chala" no véspera de Shabat. Se necessário, qualquer pessoa acima da idade de Bar ou Bat Mitsvá pode separar a Chalá.

Quando uma mulher judia separa "chalá" recitando a bênção apropriada, ela "eleva" espirituamente esta massa. Por meio deste ato, ela afirma sua fé completa em D’us. Pois tirando uma porção da massa, ela atesta que todo o pão – isto é, todo o sustento físico – no seu lar vem somente como um presente de D’us e que está pronta a compartilhá-lo com Ele, segundo a Sua Vontade.

Guia prático para separar a chalá

Condições necessárias para possibilitar a separação
Deve-se separar Chalá de qualquer massa que preencha os requerimentos de todas as quatro categorias seguintes:

  1. Tipo de cereal usado – O cereal pode ser um ou uma combinação destes cinco tipos: trigo, cevada, centeio, aveia ou espelta.
  2. Quantidade de farinha – Para separar Chalá pronunciando a respectiva bênção, a quantidade mínima de farinha necessária é 1.666,6 g (1 k e 2/3). Se a farinha pesa de 1.250 a 1.666,6 g separa-se a chalá sem recitar a bênção .E no caso de pesar menos que l.250 g não é necessário tirar chalá da massa.
  3. Líquido – para que se possa pronunciar a bênção ao separar chalá, mesmo usando a quantidade certa de farinha, um dos seguintes líquidos deve ser usado: água, leite, mel, vinho ou azeite de oliva. Mesmo que se use uma só gota de água, já se deve separar chalá, recitando a bênção.
    Se a receita não inclui nenhum dos cinco líquidos acima, mas apenas ovos ou suco puro de frutas, deve-se acrescentar um pouco de água, mesmo que só uma gota para possibilitar que a bênção seja pronunciada.
  4. Consistência da massa – A massa deve ter uma consistência tal que permita a uma pessoa manuseá-la e remover o pedaço de chalá com as próprias mãos.
    Se, devido à fina consistência da massa, não for possível separar um pedaço antes de assar, então deve-se tirar chalá com a bênção após a massa ter sido assada. Isto ocorre na preparação de muitos tipos de massa para bolo.
    Quando a massa é preparada para fritar ou cozinhar (para macarrão ou Creplach (pastéis), por exemplo, deve-se separar

A maneira de separar chalá da massa

1.) Qual é a bênção que deve ser recitada na separação da chalá?
R.: Baruch atá Adonai Elo-Hênu Melech Haolam, Asher Kideshánu Bemitsvotáv Vetsivánu Lehafrish Chalá.
Tradução: Bendito és Tu, óh Senhor, nosso D’us, Rei do Universo, que nos santificou com os Seus Mandamentos e nos ordenou separar chalá.

2.) Quando é feita a bênção?
R.: Ela deve ser dita imediatamente antes de separar a "chalá". Depois de recitada, durante o ato de separar, a seguinte declaração verbal é feita: HAREI ZO CHALÁ (Isto é chalá).

3.) Qual deve ser a quantidade da massa a ser separada?
R.:Um pequeno pedaço, do tamanho de um kezayit, uma azeitona ao natural, que é aproximadamente 30 g.

4.) O que é feito com o pedaço separado?
R.: Posto que atualmente não podemos dar a porção de Chalá aos Cohanim, nem podemos ter dela qualquer proveito pessoal, então queimamos o pedaço removido. Isto pode ser feito dentro do forno, desde que separadamente do pão ou bolo ou qualquer outra comida.

5.) Qual é a lei no caso de alguém esquecer de tirar chalá antes da massa estar assada?
R.: Deve-se colocar todos os pães dentro de um recipiente, cobrindo-o para que seu conteúdo seja considerado como uma só massa. A bênção é então recitada, a chalá é separada de um dos pães, e o pedaço é queimado em seguida.

6.) O que se deve fazer no caso de alguém esquecer de tirar chalá e só perceber o erro em Shabat ou Yom Tov?
R.: Uma fatia de cada pão ou bolo é deixada de lado, e após o Shabat ou Yom Tov, um pequeno pedaço deve ser removido de cada uma das fatias, recitando a bênção e queimando os pedaços em seguida.

Se a massa for preparada no próprio Yom Tov (quando é permitido cozinhar e assar) pode-se remover a chalá da maneira normal.


Veja: A história da Chalá

 
   
top