Chabad  
   
índice
  O que é um sheliach Chabad?
     
 

RESPOSTA:

Vou começar explicando o que é Chabad.

O Movimento Chabad-Lubavitch foi fundado no séc. XVIII por Rabi Schneur Zalman de Ladi, discípulo de Rabi Dov Ber, uma das destacadas personalidades de seu tempo, o qual tornou-se líder de um movimento que se transformou em um dos mais fortes e dinâmicos ramos do chassidismo. O movimento é chamado Chabad que é um acróstico de três palavras hebraicas: Chochmá, Biná e Daat, ressaltando o envolvimento intelectual do homem à serviço de D'us. Rabi Shneur Zalman foi autor de grandes obras sobre Leis Judaicas e Filosofia Chassídica, entre elas o Tanya.

Um sheliach Chabad é um acendedor de lampiões. A filosofia chassídica compara a alma do homem a uma chama. Existem hoje judeus espalhados pelo mundo inteiro, jovens, idosos, crianças que estão esperando ser "ligados", "acesos" à herança judaica. O trabalho do sheliach é justamente levar e proporcionar esta chama através do conhecimento e prática da Torá e seus preceitos a todos os judeus, onde quer que se encontrem.

O Rebe, de abençoada memória e que continua entre nós através do estudo e da prática de seu imensurável legado, enviou shluchim a cada canto do planeta. Milhares de luzes hoje iluminam o mundo e continuam a se multiplicar e se espalhar, graças a ele, o grande visionário de nossa geração.

 
   
top