Casherizando…  
   
índice
  A casa
     
 

Gostaria de algumas dicas para casherizar minha casa. Já compro carne e
frango casher e gostaria de receber uma listagem dos peixes casher. Não sei direito por onde continuar uma vez que já comecei.

 
     
 

RESPOSTA:

Todo o começo é realmente difícil, em tudo, especialmente nos assuntos que implicam em uma mudança profunda em hábitos que certamente irão alterar lentamente seu modo de vida. O ideal até você ir se acostumando com a separação de leite e carne é ensaiar algumas semanas com alguns utensílios descartáveis como copos e pratos. A separação entre utensílios de leite e carne deve ser completa. Uma dica que facilita muito e é sempre adotada, não apenas para quem está começando, mas na maioria dos lares que preservam a cashrut, é escolher panos de prato, panelas, talheres e toalhas de mesa, inclusive esponjas, em cores e /ou formatos bem diferenciados para que não possam ser misturados, nem confundidos (sugestão: cores azul e amarelo para leite, cores quentes como vermelho, laranja para carne, etc). Detergentes ou sabão devem ser sempre casher.
Sobre geladeiras e freezers (eletrodomésticos "frios") basta limpá-los bem
e podem ser utilizados sem problemas. Forno de microondas deve ser casherizado (posso explicar como se procede, se desejar) e após a casherização utilizá-lo somente para leite ou para carne. O fogão (há pessoas que possuem dois, um para leite outro para carne) pode ser utilizado um único, desde que se separe uma ou duas bocas para leite e o restante para carne e se tome o máximo cuidado para serem lavadas com material separado em pias separadas e recolocados na mesma posição.

A casherização de um forno de fogão que foi utilizado para alimentos não casher é mais complicada. É necessário deixá-lo incandescente e para isto aconselhamos procurar pessoas que costumam ajudar na casherização completa de uma cozinha.
Todos os aparelhos eletrodomésticos utilizados para assar, cozinhar, fritar devem ser destinados ou para leite ou para carne.

Liquidificadores, batedeiras e processadores podem ser utilizados para ambos desde que os seguintes cuidados sejam tomados: no liquidificador a hélice o copo e a tampa devem ter dois jogos (para leite e carne separados); a batedeira pás e recipientes plásticos separados e marcados para se poder diferenciar e não misturá-los; processador com todas as facas copo e tampa com jogos duplos. Se a pessoa tiver possibilidades, é melhor ter aparelhos separados e exclusivos para leite e carne.

Meu conselho é: prossiga seu processo lenta e gradualmente; não se preocupe com os erros - no início todo mundo possui dificuldades e milhares de pessoas já passaram por este mesmo processo que você está passando e tiveram sucesso; pense sempre que todos os sacrifícios, quanto maiores, maiores serão os benefícios para seu corpo e sua alma; nunca hesite em buscar ajuda e se aconselhar com uma autoridade rabínica ortodoxa competente e converse com pessoas que já passaram por isto. Lembre que estaremos sempre aqui para esclarecer suas dúvidas e lhe ajudar em tudo que estiver ao nosso alcance. Boa sorte!


Leia mais sobre Cashrut acessando o seguinte link de nosso site:
http://www.chabad.org.br/mitsvot/cashrut/home.htm
 
   
top