Casamento Misto  
   
índice
  O que deve prevalecer: o amor ou a religião?
     
  Qual o problema de me casar com alguém não-judeu se não ligo para a religião?  
     
 

RESPOSTA:

O sagrado Zôhar diz que cada indivíduo é apenas "meia-alma". No momento do casamento, as duas "meias-almas" dos cônjuges se unem, transformando-se numa única alma, tornando-se compatíveis. Além disso, dizem nossos sábios, se o casal é merecedor, há a Presença Divina constante entre eles, transformando sua união em fonte de bênçãos através de kedushin, santificação.

Isto explica porque até mesmo judeus completamente afastados do judaísmo fazem questão absoluta de ser abençoados com o casamento judaico.

Isto não ocorre num casamento misto. Neste caso, as almas são incompatíveis, impossibilitando sua unificação, apesar de poder haver uma junção física e até mesmo sentimental. Esta falta de unificação entre as almas mais cedo ou mais tarde transborda também para a área física e gera problemas graves entre o casal.

O casamento em si, mesmo entre duas pessoas da mesma religião, já é algo extremamente arriscado. A estatística demonstra que, na vida moderna, as chances de sucesso matrimonial são apenas de 50%; ainda menores quando falta entrosamento espiritual. É pelo mesmo motivo que há baixos índices de divórcios entre casais que possuem uma sólida base judaica, alicerçada na Torá e seus preceitos.

O ser humano foi criado de forma tal que a cabeça está acima do coração, diferente do animal, onde ambos se encontram no mesmo nível. Isto significa que a mente humana deve dominar as emoções. Principalmente quando se trata de um relacionamento duradouro como o casamento, os dois não devem dar tanta importância a emoções momentâneas, mas meditar para avaliar se formam um casal realmente compatível.

O judeu tem um objetivo de vida, tradições e costumes totalmente diversos. Muitas vezes, há concessões mútuas para tentar-se adaptar ao casamento; porém, com o passar do tempo, isto pode, no mínimo, causar desconforto. Principalmente no caso da educação dos filhos, o casamento misto pode provocar conflitos profundos.

Deve-se refletir bem nesses pontos antes de tomar uma atitude tão grave. Será que temos o direito de machucar pessoas inocentes, os futuros filhos, em troca de um prazer passageiro? Afinal, os anos passam e todos percebem que a felicidade verdadeira é mais profunda que a pele.

 
   
  Veja mais sobre o casamento na série "O Mistério do Casamento"  
   
top