Câmaras de gás   
     
  Porque D'us permitiu
índice
     
  Para D'us existe tempo? D'us vê e sabe o futuro assim como vemos e sabemos o passado e o presente? Por que D'us se sensibiliza e providencia a saída dos judeus escravizados no Egito e é indiferente à sorte dos judeus nas câmaras de gás na Europa? Ser escravos no Egito era pior que morrer nas câmaras? Libertar os judeus das câmaras não se constituiria em uma prova universal e definitiva da existência e poder de D'us?  
     
 

RESPOSTA:

D'us criou o tempo junto à criação do mundo. Ele conhece o futuro, como conhece o passado. Sabemos que o passado vem antes do agora, e o futuro ainda está por vir, mas em Seu mundo, tudo é uma coisa só.

O problema é que tentamos entender e encontrar algum sentido da realidade de D'us com a nossa própria, quando na verdade há duas maneiras diferentes de ver a realidade.

Sobre sua questão de "uma prova universal e definitiva da existência e poder de D'us": Se você olhar na Torá, verá que depois de muitos milagres, as pessoas ainda não acreditavam. A razão para isso é que a fim de realmente reconhecer D'us, o trabalho deve ser feito por dentro. Os milagres são legais, mas fazem menos efeito que uma resolução pessoal de fazer uma boa ação.

Como há um D'us neste mundo, que não apenas é o Criador, como Aquele que fixa os destinos da existência, o papel de D'us durante o Holocausto vai muito além da capacidade da compreensão humana. Para o crente - consciente de que D'us é infinito e o homem limitado - não é de todo incoerente que o homem não possa entender os caminhos de D'us. Como disse o Profeta: "Pois Meus pensamentos não são vossos pensamentos, e vossos caminhos não são Meus caminhos."

 
     
  Leia também no nosso site: Como posso explicar o Holocausto a meu filho?
top