Brit Milá  
   
índice
  Porque no oitavo dia?
     
 

Porque o Brit Milá é realizado no oitavo dia de nascimento de um menino judeu?

 
     
 

RESPOSTA:

O fato de o Brit Milá ser realizado no oitavo dia de nascimento do menino sugere a idéia da eterna continuidade judaica.

Na Torá, todas as referências aos números têm grande significado. Por exemplo, o número seis representa o mundo físico que tem quatro direções (norte, sul, leste e oeste) além de acima e abaixo. Os seus dias da Criação, os seis dias da semana de trabalho, também aludem ao mundo físico.

O sete adiciona um elemento espiritual ao físico. O sétimo dia, o Shabat, acrescenta espiritualidade a nossa vida, embora esteja ainda dentro do âmbito do mundo físico. Por outro lado, oito transcende totalmente o físico. Por exemplo, o milagres de oito dias de Chanucá está além da natureza, superando as restrições físicas das leis e padrões naturais. O oito representa uma dimensão mais elevada da realidade.

A garantia de D’us de que os filhos de Avraham sobreviveriam para sempre como nação desafia as leis da natureza. A história tem provado mais de uma vez que as nações mais poderosas da terra terminam por se extinguir, como por exemplo os egípcios, gregos e romanos. Porém os judeus, um povo numericamente insignificante, ainda está aqui, vivo e bem.

O Brit Milá, realizado no oitavo dia, nos lembra que a sobrevivência judaica não é um fenômeno natural, mas sim sobrenatural. A sobrevivência judaica desafia as leis da natureza. Isso explica por que a marca da circuncisão é feita no órgão reprodutor – isso simboliza a idéia de que a semente do povo judeu jamais será destruída.

Além disso, o Brit Milá é feito especificamente no local identificado com nossos maiores desejos físicos, possibilitando-nos assim elevar-nos acima das exigências de nosso corpo.

 
   
top