Bircat Hamazon  
   
índice
  Qual a origem?
     
 

Gostaria de saber como surgiu a prece de Bircat Hamazon?

 
     
 

RESPOSTA:

A Torá ordena: "Bendiga D’us após ter comido e sentir-se satisfeito."

A Torá obriga um judeu a recitar uma bênção ao comer pão e realizar uma refeição completa. Nossos Sábios instituíram que deve-se recitar Bircat Hamazon (graças após a refeição) mesmo se comeu apenas um kezayit (pedaço do tamanho de uma azeitona) de pão.

O Bircat Hamazon consiste de quatro partes:

1 – Bircat Hazan – a bênção Àquele que alimenta todas as criaturas: Moshê instituiu esta bênção quando os judeus receberam o maná.

O milagre do maná caindo do céu enquanto os judeus estavam no deserto demonstrou abertamente a eles que D’us, em Sua bondade, cuida de todas as criaturas. Mais tarde, quando eles comeram os frutos de seu próprio trabalho na Terra, entenderam que o pão deste mundo era concedido pelo mesmo atributo Divino de bondade. Por isso,nesta primeira bênção, reconhecemos que, embora os seres humanos trabalhem para assegurar seu sustento, ainda assim é D’us que provê o alimento a todas as criaturas.

2 – Bircat Ha’arets – a bênção sobre a Terra: Yehoshua introduziu esta segunda bênção quando ele e o povo mereceram entrar na Terra, pelo desejo ardente de Moshê e sua geração. (O texto original de Yehoshua era: "Tu nos deste um legado, um bem desejável, e um grande País." Completamos isso desta forma: "Tu deste aos nossos pais…")

Nesta bênção mencionamos a mitsvá do berit milá, pois pelo seu mérito D’us concedeu Erets Yisrael ao povo judeu. Também Lhe agradecemos por Sua Torá, dessa maneira expressando o propósito definitivo da posse de Erets Yisrael: estudar e cumprir os mandamentos de D’us.

3 – Bircat Yerushalayim – a bênção da paz para Jerusalém e o Bet Hamicdash: O Rei David e Salomão estabeleceram a terceira bênção, que pede pela continuação da liderança da Casa de David e pela paz em Jerusalém e o Bet Hamicdash (Seguindo-se à destruição, completamos o texto e pedimos a D’us para reconstruir Jerusalém.)

4 – Hatov Vehamaitiv – a bênção Àquele que é bom e faz o bem: esta bênção foi adicionada por nossos sábios para celebrar o milagre que aconteceu na cidade de Bethar após a destruição do Bet Hamicdash.

Que pecados precipitaram a destruição de Bethar?

Conforme as opiniões na Guemara (Yerushalmi Ta’anis 4:5), a prostituição era muito difundida lá: conforme outros, o povo jogava bola. A segunda opinião insinua que os habitantes jogavam bola no Shabat, desse modo profanando a honra do Shabat; ou que desperdiçavam o tempo em divertimentos fúteis, em vez de se ocuparem com o estudo de Torá.

Meshech Chochma explica que o Bircat Hamazon foi estruturado para expressar nossos agradecimentos a D’us, por distinguir nossa nação com Sua Providência individual. D’us assegurou a sobrevivência de nosso povo com o milagre declarado do maná no deserto, e demonstrou novamente Sua Providência na forma de milagres realizados no Bet Hamicdash.

A destruição do Bet Hamicdash, e posteriormente de Bethar, pode ter provocado a suspeita de que D’us não estava mais com Seu povo. Por esta razão, o milagre que ocorreu em Bethar foi uma bondade recebida como sinal da presença de D’us entre nós, mesmo estando no exílio, e por isso foi incorporada no Bircat Hamazon.

Pelos nossos padrões, a geração que chegou a Erets Yisrael era justa. Moshê os reprovou por não terem ainda atingido os padrões de perfeição deles exigidos, proporcionais às revelações declaradas que vivenciaram (Or Hachaim, Aitz Yosaif).

 
   
top