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RESPOSTA:
A Torá ordena: "Bendiga D’us após ter comido
e sentir-se satisfeito."
A Torá obriga um judeu a recitar uma bênção
ao comer pão e realizar uma refeição completa. Nossos
Sábios instituíram que deve-se recitar Bircat Hamazon (graças
após a refeição) mesmo se comeu apenas um kezayit
(pedaço do tamanho de uma azeitona) de pão.
O Bircat Hamazon consiste de quatro partes:
1 – Bircat Hazan – a bênção Àquele
que alimenta todas as criaturas: Moshê instituiu esta bênção
quando os judeus receberam o maná.
O milagre do maná caindo do céu enquanto os judeus estavam
no deserto demonstrou abertamente a eles que D’us, em Sua bondade,
cuida de todas as criaturas. Mais tarde, quando eles comeram os frutos
de seu próprio trabalho na Terra, entenderam que o pão deste
mundo era concedido pelo mesmo atributo Divino de bondade. Por isso,nesta
primeira bênção, reconhecemos que, embora os seres
humanos trabalhem para assegurar seu sustento, ainda assim é D’us
que provê o alimento a todas as criaturas.
2 – Bircat Ha’arets – a bênção sobre
a Terra: Yehoshua introduziu esta segunda bênção quando
ele e o povo mereceram entrar na Terra, pelo desejo ardente de Moshê
e sua geração. (O texto original de Yehoshua era: "Tu
nos deste um legado, um bem desejável, e um grande País."
Completamos isso desta forma: "Tu deste aos nossos pais…")
Nesta bênção mencionamos a mitsvá do berit
milá, pois pelo seu mérito D’us concedeu Erets Yisrael
ao povo judeu. Também Lhe agradecemos por Sua Torá, dessa
maneira expressando o propósito definitivo da posse de Erets Yisrael:
estudar e cumprir os mandamentos de D’us.
3 – Bircat Yerushalayim – a bênção da
paz para Jerusalém e o Bet Hamicdash: O Rei David e Salomão
estabeleceram a terceira bênção, que pede pela continuação
da liderança da Casa de David e pela paz em Jerusalém e
o Bet Hamicdash (Seguindo-se à destruição, completamos
o texto e pedimos a D’us para reconstruir Jerusalém.)
4 – Hatov Vehamaitiv – a bênção Àquele
que é bom e faz o bem: esta bênção foi adicionada
por nossos sábios para celebrar o milagre que aconteceu na cidade
de Bethar após a destruição do Bet Hamicdash.
Que pecados precipitaram a destruição de Bethar?
Conforme as opiniões na Guemara (Yerushalmi Ta’anis 4:5),
a prostituição era muito difundida lá: conforme outros,
o povo jogava bola. A segunda opinião insinua que os habitantes
jogavam bola no Shabat, desse modo profanando a honra do Shabat; ou que
desperdiçavam o tempo em divertimentos fúteis, em vez de
se ocuparem com o estudo de Torá.
Meshech Chochma explica que o Bircat Hamazon foi estruturado para expressar
nossos agradecimentos a D’us, por distinguir nossa nação
com Sua Providência individual. D’us assegurou a sobrevivência
de nosso povo com o milagre declarado do maná no deserto, e demonstrou
novamente Sua Providência na forma de milagres realizados no Bet
Hamicdash.
A destruição do Bet Hamicdash, e posteriormente de Bethar,
pode ter provocado a suspeita de que D’us não estava mais
com Seu povo. Por esta razão, o milagre que ocorreu em Bethar foi
uma bondade recebida como sinal da presença de D’us entre
nós, mesmo estando no exílio, e por isso foi incorporada
no Bircat Hamazon.
Pelos nossos padrões, a geração que chegou a Erets
Yisrael era justa. Moshê os reprovou por não terem ainda
atingido os padrões de perfeição deles exigidos,
proporcionais às revelações declaradas que vivenciaram
(Or Hachaim, Aitz Yosaif).
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