Balançar na reza  
    índice
  Um pré-requisito?
     
 

Por que as pessoas ficam se balançando para frente e para trás enquanto rezam?

     
 

RESPOSTA:

Em primeiro lugar, devemos deixar claro que mover-se para frente e para trás durante a reza não é lei. Não é um pré-requisito, e não necessariamente é um indicador para a qualidade da reza. Na tefilá, o que vale é o coração, é a cavaná, intenção interior. Contudo, é notável na sinagoga que as pessoas movem-se ao rezar. Por que?

Há um versículo que diz "Abençoe minha alma a D'us, e todos meus órgãos o Seu Santo Nome" (Tehilim 103:1). Há uma opinião que diz que quando nos movemos no momento da reza, todo o nosso corpo está louvando a D'us. Não somente nossa mente, coração, e boca estão rezando, como todos os nossos órgãos estão se prostrando diante do Criador.

A reza é um momento muito especial e profundo. Nela, o ser humano tem a oportunidade de ligar-se a seu Criador, de conversar e estar com Ele durante o seu dia. Nesta experiência, a pessoa deve sentir mais intensamente sua alma, a essência que encontra-se dentro dela. Muitas pessoas sentem sua alma mais intensamente nesta momento, e isso faz com que movam-se para frente e para trás, e envolvam-se mais durante a experiência que estão tendo. A pessoa concentra-se mais no momento da reza.