Balanço na reza  
   
índice
  Qual a razão?
     
 

Qual a explicação para se balançar o corpo durante as rezas e até que parte das rezas se faz isso? E porquê ao se finalizar se dá um passo para
trás e se faz a reverência.

     
 

RESPOSTA:
Muitas pessoas balançam-se durante a reza: algumas do começo ao fim, outras apenas nas partes em que estão mais concentradas. Na realidade, isto não é uma obrigação, e sim um costume. Para muitos, o balanço é uma conseqüência da devoção e concentração no momento da reza, quando a alma se encontra num estado mais exaltado. Há ainda um versículo nos Salmos que diz "Todos os meus órgãos louvarão o Seu santo nome". Há explicações que dizem ser necessário que todo o corpo participe do momento da Tefilá, e não somente a boca e a cabeça. Daí vem o costume de balançar o corpo. Há uma expressão que diz: "Ner Hashem nishmat Adam", "A vela de D'us é a alma do homem" e como a chama da vela, sua tendência é subir para juntar-se a sua fonte.

Ao começar a Amidá, damos três passos para trás e para frente, e ao finalizá-la repetimos estes passos. Amidá é o ponto mais alto da reza, quando o homem fala profunda e silenciosamente com o Criador. Os primeiros passos para frente nos remetem ao "clima" que devemos sentir – estamos entrando na presença do Rei. E os últimos três passos são como uma despedida. Isto nos mostra que no momento da Amidá devemos realmente sentir que estamos diante do Criador. Se assim agiríamos na presença de um rei de carne e osso, quanto mais na presença do Rei dos Reis.

 
   
top