Avraham  
     
  O primeiro Patriarca
índice
     
  Quem foi Avraham?
     
 

RESPOSTA:

Avraham foi um homem muito resoluto, muito amigável, cuja razão de ser era provocar uma revolução social. Ele fez a primeira canja de galinha da história, oferecendo comida grátis e grande orientação moral a todos que ali chegavam. Foi um líder. Era um lobo solitário, escritor e palestrante sobre motivação. Acreditava em si mesmo; acreditava nas pessoas. Acreditava em D'us. Acreditava em mudança; acreditava no mundo. Acreditava em mudar o mundo. Foi também o primeiro judeu.

Aos três anos, o pequeno Abram (D'us mudou-lhe o nome mais tarde) era esperto demais. Cresceu na antiga Mesopotâmia (atualmente Iraque/Kuwait), onde havia muita idolatria à sua volta - na verdade, o pai de Abram, Terach, tinha uma loja de ídolos. Porém Abram fez a pergunta lógica que todos fazemos quando crianças: "De onde eles vêm?" Tentou então entender a vida. Pensou que o sol criasse o mundo - afinal, é grande, poderoso e dominador.

Mas o sol não está ali durante a noite, percebeu Abram - então talvez seja a lua. Mas a lua sumia durante o dia. Abram contemplou as estrelas, montanhas, vales, oceanos, rios, planícies, céu e terra, as pessoas levando vidas conturbadas e o espaço que cercava isso tudo, e por fim concluiu que deveria haver uma Inteligência Superior por detrás deste cenário.

Quando Abram tornou-se adulto, fez algo revolucionário. Terach deixou Abram tomando conta da loja certa manhã... e ao voltar encontrou cada uma das estátuas de pedra transformada em cacos - exceto uma. Este indivíduo grande ainda estava de pé no centro do caos, segurando uma marreta em sua mão de pedra.

"Abraaaaaam!" gritou Terach. "Quem fez isso?"
"Foi ele!" - sorriu Abram.
"Quem?"
"Ele. Aquele ali no meio. Segurando o martelo. Não está vendo?"

Terach olhou para o filho. Abram olhou de volta. Passaram-se alguns segundos, longos e silenciosos. "Abram" - finalmente Terach suspirou - "Ele é uma estátua! Não pode mover-se - não pode fazer coisa alguma! Eu o fiz, com minhas próprias mãos!"
"É exatamente aí que quero chegar" - respondeu Abram.

Desnecessário dizer, Terach tinha muito sobre o que refletir.

As idéias de Abram faziam sentido demais para o déspota rei, Nimrod, que se considerava Mestre do universo. Não conseguiu aceitar isso. "A sociedade poderia adorar a D'us e não a mim!" uivou ele, e tentou livrar-se de Abram atirando-o publicamente num enorme incinerador. Mas D'us limpou um espaço livre do fogo por detrás das chamas, e três dias depois, de lá pulou Abram, sorrindo até as orelhas. Desnecessário dizer, Nimrod e o Reino tinham muito sobre o que pensar.

Mesmo assim, Abram e seu recém-conquistado pai Terach viram-se forçados a fugir por causa de suas crenças. Juntaram seus pertences e viajaram mil quilômetros rumo oeste, onde hoje é Israel, passando cinco anos de residência temporária em Charan (uma antiga cidade localizada a nordeste da atual Síria), onde o talento de Abram como escritor e orador atraiu multidões.

D'us então fez com que ele migrasse para onde hoje está Israel, os seguidores a reboque, onde ele caminhou por todo o lugar para simbolicamente declarar sua posse, como D'us havia lhe prometido:
"Esta terra irá para teus filhos."

Avraham passou o restante de sua vida aperfeiçoando seu relacionamento com D'us, e cuidando de sua estalagem à beira da estrada, onde servia excelente comida e ensinava tudo sobre monoteísmo aos viajantes: a crença no Único D'us Universal. Entre sua esposa Sarah e sua concubina Hagar, teve oito filhos, os mais importantes sendo Ishmael, pai dos povos árabes, e Yitschac, seu herdeiro espiritual e Segundo patriarca do povo judeu.

Quando Avraham morreu, aos 175 anos, era feliz, rico e estava em paz, sendo sepultado em Hebron, próximo a Sarah.

Avraham é o pai do povo judeu. Como tal, D'us abençoou-o em diversas ocasiões com inumeráveis descendentes, e garantiu que tivessem a sobrevivência eterna com o Pacto entre as Partes, um encontro entre D'us e Avraham no qual Avraham pôde ver de forma sobrenatural o futuro judaico até o fim dos tempos.

Quais são os pontos altos da vida de Avraham?

1 - Dez Passos para a Perfeição Total

D'us deu a Avraham dez imensos desafios para manter e fortalecer seu compromisso com suas crenças no decorrer de toda sua vida. Avraham superou a todos, firme e fortalecido. São eles: deixar seu local de origem em busca de um destino desconhecido, suportar a fome sem questionar D'us, ter Sarah levada pelo faraó egípcio, derrotando sozinho as forças de quatro reis, tomar Hagar por mulher, realizar a circuncisão em si mesmo, ter Sarah levada pelo rei filisteu, expulsar sua amada esposa Hagar, expulsar seu querido filho Ishmael, e quase sacrificar seu amado filho Yitschac (missão da qual foi impedido pelo anjo, na última hora).

2 - Viagens

Sendo um revolucionário, Avraham passou muito tempo na estrada. Esquivou-se da ira de Nimrod mudando para Charan, depois de Charan para Israel, e migrando para o antigo Egito devido à escassez. Desta forma Avraham encontrou muitas oportunidades de encontrar pessoas novas e influenciá-las.

3 - Cronologia básica

Avraham nasceu em 1813 AEC. Faleceu em 1638 AEC.
Eis os fatos mais importantes neste intervalo:

1810 AEC (3 anos) – Recusa-se a acreditar em ídolos
1788 AEC (25 anos) – Casa-se com a sobrinha Sarah
1765 AEC (48 anos) – Reconhece o conceito do D'us Único
1761 AEC (52 anos) – Destrói os ídolos de Terach, sobrevive à fornalha
1761 AEC (70 anos) – Deixa a Mesopotâmia com a família
1743 AEC (75 anos) – Primeiro contato com D'us, muda-se para Israel
1737 AEC (76 anos) – Vai ao Egito com Sarah e a família, devido à fome; Sarah é levada ao palácio do faraó, que juntamente com sua equipe contrai doença inexplicável. O faraó devolve Sarah a Avraham, envia junto Princesa Hagar, expulsa-os do país; Avraham e sua turma retornam a Israel.
1727 AEC (86 anos) – Toma Hagar como mulher, nasce Ishmael.
1713 AEC (99 anos) – Circuncisa a si próprio, seus alunos e Ishmael; D'us o renomeia como Avraham (de Abram) e Sarah (de Sarai); é visitado por três anjos que prometem um filho a ele e Sarah dentro de um ano.
1712 AEC(137 anos) –Tenta sacrificar Yitschac por exigência de D'us, o anjo ordena-lhe que pare; Sara morre, é sepultada no terreno em Hebron comprado por Avraham
1672 AEC (140 anos) – Envia o fiel mordomo Eliezer para encontrar uma esposa para Yitschac; Yitschac desposa Rivca
1653 AEC (159 anos) – Nascem Yaacov e Essav, filhos de Yitschac e Rivca

 
     
   
top