Aves  
   
índice
  Espantando a ave-mãe de seu ninho
     
 

Li sobre a mitsvá de se espantar a mãe de pássaros quando se deseja retirar os ovos de seu ninho. Qual a importância de se realizar um ato destes, aparentemente tão simples, por outro lado complexo, se tratando de um animal tão frágil e indefeso? Isto se aplica hoje em dia? Em caso positivo, como eu cumpro esta mitsvá?

     
 

RESPOSTA:
A Torá protege os animais e todas as criaturas aplicando leis específicas de como devemos tratá-los, sem no entanto proibir o consumo daqueles animais e alimentos que nos são permitidos. Comer ovos, carne de animais e extrair o leite da vaca são permitidos pela Torá, desde que seja feito da maneira apropriada.

O estilo de vida da Torá preconiza a sensibilidade com todos os seres vivos. Este conceito é chamado Tzar Ba’alei Chaim (Sofrimento das Coisas Vivas), que essencialmente diz para não machucar ou matar qualquer criatura viva se isso não for necessário. As leis de shechitá tratam de tornar o abatimento praticamente indolor a aves e bovinos, e muitos contos talmúdicos narram a história de grandes Sábios saindo do seu caminho para serem bons com os animais.

Além da proibição básica contra a crueldade, a Torá apresenta duas mitsvot específicas apenas para as aves: mitsvá negativa nš 306, e a mitsvá positiva nš 148. Estas proíbem que se recolha os ovos quando a mãe estiver no ninho, e para espantar a ave antes de tirar os filhotes.

Maimônides escreveu em seu "Guia Para os Perplexos" que o objetivo dessas duas mitsvot não é tanto ensinar a recolher ovos, mas nos dar uma lição de sensibilidade. "Se tivermos de sair de nosso caminho para espantar a ave mãe de modo a não lhe causar sofrimento ao ver seus ovos sendo recolhidos, muito mais devemos ser cuidadosos ao lidarmos com os seres humanos."

Segundo os ensinamentos cabalistas, porém, um motivo mais cósmico explica isso: ao cumprir esta mitsvá, pode-se realmente mover o universo para mais perto da era da perfeição espiritual, conhecida como Mashiach. Como? Quando a ave mãe é expulsa, o anjo no céu designado para aquela espécie se aproxima de D’us e pergunta: "Por que permites o exílio em Teu mundo?" D’us, por Sua vez, responde: "Se ao menos o povo judeu lamentasse tanto assim o seu exílio – Eu apressaria o seu término…"

Como você cumpre esta mitsvá?

1 – Não cumpra.

O versículo da Torá (Devarim 22:6) contendo esta mitsvá rara, diz: "Se você POR ACASO passar por um ninho de ave…", querendo dizer se você encontrar algum ninho no campo, e não se você cuida de uma granja. Cumprir esta mitsvá não envolve qualquer planejamento ou preparação.

2 – Cumpra

No caso de você se encontrar nesta situação, há diversas halachot sobre como isso deve ser feito. Primeiro, é realizada apenas com aves casher. A ave deve ser a mãe biológica dos ovos (ou filhotes), deve ser da mesma espécie, deve estar sentada diretamente sobre eles, sem nada se interpondo (não cima ou entre eles), a mãe ou os ovos/filhotes não podem ser ritualmente impuros, e a mãe não pode estar pairando ou sobrevoando o ninho.
Portanto, seria algo extraordinário todos estes critérios serem atendidos, mas se forem…

3 – Recite suas preces

Como muitas mitsvot, esta vem com uma berachá, ou bênção, que agradece a D’us por lhe dar a oportunidade de conectar-se com ele por meio de uma ação específica que você está a ponto de fazer – neste caso, a ação de espantar a ave mãe. Recite a seguinte bênção pouco antes de passar sua mão sobre a ave para espantá-la: "Bendito sejas, Senhor, Nosso D’us, Rei do Universo, que nos santificaste com Teus mandamentos e nos ordenaste espantar a ave mãe."

 
   
top