Auto-suficiência  
     
  Por que então precisaríamos de D'us?
índice
     
 

Mesmo se eu pudesse acreditar em D'us e religião, por que iria querer isso? A raça humana não pode tomar conta de si mesma?

     
 

RESPOSTA:

Em minha opinião, a pior piada prática pregada sobre a humanidade é que o homem pode tomar conta de si mesmo.

Quantas pessoas precisam morrer até percebermos que o homem nada sabe sobre a natureza humana, a sociedade e outros esforços humanos? Por que o século mais avançado de toda a história testemunhou o extermínio de mais de cem milhões de pessoas? Mais seres humanos foram assassinados neste século - e em nome do progresso, esclarecimento e justiça - que em todos os outros séculos juntos! (Não ignoro o fato de que terrível dano foi infligido em nome da "religião." O que desejo provar é que sem ela estamos ainda piores.)

Por que os livros escolares são escritos e reescritos a cada poucos anos? Por que é que novas maneiras de ensinar, ler e escrever estão constantemente sendo criadas e descobertas? E por que o homem continua tentando todos os tipos de governos e leis - achei que já estivesse fazendo isso por tempo suficiente para fazê-lo direito!

E ainda. Embora você possa sentir-se bem agora, e imaginar como as coisas poderiam ser melhores, deixe-me acrescentar dois detalhes:

1. Você não pode saber que "nova grande idéia" será pensada nos próximos dez anos. Religiões e filosofias precisam de pouco tempo para se espalharem. Por exemplo: Nazismo e Comunismo.

2. Todo o progresso que você aprecia é baseado em valores da Torá! Igualdade perante a lei, nenhuma discriminação, e tudo que há de bom.

A palavra que se destaca é "moralidade." A moralidade não pode ser baseada em nada feito pelo homem. Deve vir de fora do ser humano, por isso D'us nos deu a Torá. Isso é chamado de Absolutismo Moral, e contrasta com Relativismo Moral, no qual o homem faz tudo que quer e apenas reescreve as regras para tornar certo o que é errado, e vice-versa. Estando além de nossas mentes, a Torá acerta sempre. Eis então por que você deveria querer acreditar em D'us e na Torá: porque a crença em nossas mentes até agora só nos trouxe problemas sérios.

A verdade é, a menos que se diga ao homem aquilo que é certo, ele a inventará à medida que prossegue. Destruirá tudo que ficar em seu caminho. Nada o deterá. Não confio no homem para inventar doutrinas morais. Temo que, mais que qualquer outra coisa, a História Humana tem provado meu argumento.

 
     
  Por AskMoses.com  
 

 

top