Auto-estima  
   
  Como obtê-la
índice
     
 

Gostaria de saber como se pode superar uma auto imagem negativa?

     
 

RESPOSTA:

Um médico pode ajudar um paciente só depois que este último reconhecer que está doente. Em outras palavras estar ciente que existe um problema ajuda a pessoa a procurar e estar atenta para buscar as soluções corretas. O mesmo se aplica para as áreas de refinação dos traços de caráter e da personalidade humana.

É muito importante ter uma auto imagem positiva, uma auto-estima alta.

Infelizmente muitos pais contribuem com uma auto-estima baixa para seus filhos, pois sempre criticam ou constantemente chamam sua atenção. Os pais com certeza pensam que corrigindo os filhos a cada passo estão ensinando a eles o comportamento certo (mas a criança aprende muito mais através de um bom exemplo de comportamento do que qualquer outra forma). Porém mais provavelmente o que acontece é que a criança começa a pensar que não sabe fazer nada certo, que é um fracasso e assim vai se construindo uma auto imagem negativa (ou melhor destruindo a auto-estima). A não ser que a criança tenha naturalmente uma alta auto-estima, de outra forma, torna-se extremamente vulnerável. Não podemos culpar só os pais. Às vezes são professores ou amigos ou a natureza da própria pessoa que lhe trouxe este problema.

A questão agora é: como se livrar? Tudo que foi adquirido com tempo, também exige tempo para perder. Um pensamento que pode ajudar a pessoa a pensar de maneira positiva sobre si própria é lembrar que foi criado conforme a imagem Divina. Em outras palavras, repete para si todos os dias ou várias vezes ao dia, se for necessário: "D'us fez questão de me ter aqui neste mundo, e só por esta razão já devo ter um valor inestimável."

Acreditamos que nada acontece por acaso, muito menos o nascimento de um ser humano - o propósito de toda a Criação. Mesmo que os pais não tinham planejado ou desejado tal filho, se nasceu foi pela vontade do Criador - o terceiro sócio na formação da criança. Quantas pessoas desejam um filho e não têm! Quantas gravidezes não chegaram a termo? Se eu nasci e estou vivo é porque D'us me quer aqui, precisa de mim para algum propósito.

O Báal Shem Tov, o mestre chassídico que fundou o Movimento chassídico afirma que vale a pena uma pessoa viver uma vida de 70 ou 80 anos para poder fazer um único favor para alguém, seja este um favor material ou espiritual. Cada um de nós é uma "peça" num grande "quebra-cabeças" e D'us é quem está "jogando". Assim sendo Ele tem uma função para cada um de nós. E o "quadro" não fica completo mesmo se apenas uma única "peça" esteja faltando. D'us nos deu vida e não somos os donos desta vida, para se desfazer dela ou para vivê-la aleatoriamente. Se já temos uma função para realizar é melhor faze-la com alegria, pois vida significa movimento e movimento é alegria e não tristeza ou depressão. Este é um exercício mental para se treinar constantemente, como a ginástica que se deve praticar sempre.

A pessoa mais realizada é aquela que encontra alguém para quem pode prestar um favor. Todo mundo gosta de se sentir útil na vida. Cada pessoa tem algo que a outra não tem e com isso pode preencher a falta do próximo. Com certeza tem alguém que pode usar sua ajuda ou suas qualidades. Só pensando nisso já dá para se sentir melhor. Toda pessoa também gosta de uma boa palavra. Aprenda a dar esta boa palavra para os outros, mas não esqueça de si própria. Encontre algo do qual você pode se auto elogiar, nem que seja algo mínimo. Isto não é orgulho mas sim o início da construção de sua própria auto-estima.

 
   
   
top