As tábuas da lei  
     
  Terrestre ou Divina?
índice
     
  Moshê quando subiu o Monte Sinai escreveu nas pedras a Lei de Moisés ou somente os Dez Mandamentos? 
     
 

RESPOSTA:

Moshê subiu no Monte Sinai e lá permaneceu por 40 dias e 40 noites sem comer nem beber, como um anjo. D'us fez este milagre a fim de transmitir toda a Torá a Moshê, (contendo exatamente as mesmas palavras da Torá que lemos na sinagoga) e mais tarde Moshê transmitiu ao povo através de Yehoshua, e assim sucessivamente através das gerações; ao invés de ser transmitida oralmente com precisão, com receio de perder uma única palavra, a Torá passou a ser escrita, sem alteração.

Sobre as Tábuas, D'us, Ele próprio, esculpiu nas primeiras duas pedras os Dez Mandamentos (as pedras vieram de cima). Inclusive outro milagre incrível ocorreu: era possível ler as palavras por igual em ambos lados (não em sentido contrário, que seria o normal). Além disto, como eram vazadas (atravessavam a pedra) sinais que eram colocados dentro e pertenciam às próprias letras, flutuavam desafiando a lei da gravidade.

As primeiras pedras foram quebradas por Moshê ao descer do Monte Sinai e avistar o povo cultuando o bezerro de ouro que haviam construído na sua ausência. Moshê retornou e subiu novamente ao Monte Sinai levando desta vez pedras terrestres. Lá permaneceu por mais 40 dias e noites e retornou com novas tábuas, desta vez esculpidas por ele com orientação Divina e sem todos os milagres da primeira.

 
     
 

 

top