Assimilação  
     
  O que fazer a respeito
índice
     
  De nada adianta falarmos sobre a Parashá da semana, Pirkê Avot, halachot se temos tantos casos de assimilação e se este fato pode nos condenar a ensinar a Torá no deserto, em pouco tempo...
     
 

RESPOSTA:

Sua preocupação é procedente. Mas você já fez a si mesmo a pergunta: Por que ocorre a assimilação? Por falta de conhecimento, de respostas, de vivência judaica.

Quando é dada a oportunidade aos jovens de descobrir a magnitude e profundidade de toda a riqueza que o judaísmo poderá significar e ocupar em sua vida, isto sim, mudará o rumo da assimilação. Enquanto jovens se encontram apenas para comemorar um evento social (o que certamente também é importante, mas não basta ficar só nisto), nada será afetado em seus conceitos, preconceitos ou idéias pré-estabelecidas. Ao contrário, sairá destes mesmos encontros frustrado, com a sensação de que nada foi acrescentado e que poderia ter ido a este, como a qualquer outro lugar: um bar, discoteca, etc, que teria levado ao mesmo resultado: uma enorme sensação de vazio.

É justamente através de aulas de Pirkê Avot, Chumash, Halachá em que jovens se reúnem e se encontram a fim de encontrar a resposta para uma vida mais significativa é que a assimilação é afastada de suas vidas.

Quando a luz, o brilho, a vontade de aprender é dada com amor e sinceridade ela é capaz de levar cada judeu anos luz em sua viagem para um sentido infinito em sua vida: entender o por que estamos aqui, qual é a nossa missão, por que devemos cumprir mitsvot, etc.

E se este mesmo jovem encontrar ao seu lado alguém que está neste mesmo shiur (aula) buscando um significado maior também para a sua vida, isto os aproximará, não apenas física, mas espiritualmente.

É sempre positivo inovar eventos em termos de programação, mas não se deve esquecer os ingredientes essenciais que fazem o "bolo crescer".

E para judeus que buscam sua alma gêmea, não hesitem em buscar a ajuda de amigos para apresentar alguém legal. Além disto existe o "Ahavá", do Beit Chabad do Itaim: talvez sua alma gêmea já esteja inscrita neste endereço.

 
     
 

Afinal, não custa nada tentar: http://www.ahava.com.br/

top