Livre Arbítrio  
    índice
  O papel da livre escolha na Torá
     
 

Gostaria de um esclarecimento sobre a questão do livre arbítrio. O que exatamente ele vem a ser pela Torá?

     
 

RESPOSTA:

Maimônides em suas Leis de Teshuvá escreve que o livre arbítrio é a base primordial para toda a Torá. Se não fosse verdade, não faria sentido D'us ordenar cumprir um preceito, se a pessoa já foi determinada a fazê-lo, ou deixar de fazê-lo. Sendo assim, também não faria sentido a recompensa para quem cumpriu a mitsvá, ou o castigo para quem deixou de cumpri-la, pois isto não foi realizado pela própria escolha da pessoa, uma vez que tenha sido induzida a cometê-lo.

Afirmamos que o homem tem a livre escolha de ser justo ou perverso, bom ou mau, etc. Isto não contrasta com o fato de que tudo no mundo está em conformidade com a vontade de D'us, pois, da mesma forma que D'us quis que o Sol nascesse no Leste e se pusesse no Oeste, que cada planta nascesse no momento certo, etc., Ele também desejou que cada homem tivesse o livre arbítrio e que seus atos seguissem apenas sua vontade, para o bem ou para o mal.

O fato de D'us saber de antemão tudo o que ocorre no mundo, desde a Criação até o final dos tempos, não contradiz a idéia do livre arbítrio, pois Seu conhecimento não induz a pessoa a tomar tal atitude; pelo contrário, o fato de a pessoa assim escolher e agir faz com que D'us tenha conhecimento do ato.

Maimônides diz que o conhecimento humano não consegue captar a sabedoria Divina, pois esta está completamente distante de nossa concepção por sermos limitados em espaço e tempo. O intelecto humano consegue captar tão-somente aquilo a que estamos acostumados. Porém, a sabedoria Divina é ilimitada, sendo-Lhe possível, ao mesmo tempo, conhecer o futuro em detalhes e, por outro lado, dar o total e completo livre arbítrio ao homem.

Um exemplo para entender esta idéia: se alguém conhece os fatos do passado, seu conhecimento não faz com que os fatos ocorram; pelo contrário, sabe algo porque aquilo realmente ocorreu. Seu conhecimento é uma conseqüência, não uma causa. Para D'us, para Quem passado, presente e futuro ocorrem ao mesmo tempo (pois Ele não está limitado pelo tempo e espaço), Seu prévio conhecimento é como o nosso conhecimento do passado.

Isto se aplica às ações das pessoas, que não são determinadas por D'us e, sim, conseqüência do livre arbítrio de cada um. Porém, várias facetas da vida humana são determinadas por D'us desde antes do nascimento de cada um: se será rico ou pobre, com quem irá casar, como será sua vida material, etc.

Estes fatos não são apenas conhecidos previamente por D'us, mas por Ele predeterminados. Esta predeterminação não influi, porém, nas ações, pois em qualquer situação material em que a pessoa se encontre, D'us lhe dá forças espirituais suficientes para que cumpra Torá e mitsvot - depende apenas de sua vontade e esforço.

E assim disseram nossos sábios: "Tudo está nas mãos de D'us, menos o temor a D'us (e o serviço a D'us)."

 
    top