Anjos  
     
  Eles existem e têm diferentes missões
índice
     
  Gostaria de saber tudo a respeito dos anjos, se vocês souberem algo a respeito desses seres celestiais, peço a gentileza de me informarem.
     
 

RESPOSTA:

O assunto de anjos consta claramente na Torá e no Tanach em várias ocasiões e nossos Sábios falam de anjos como um fenômeno normal da vida. Os anjos são seres espirituais, compostos de apenas dois (fogo e ar) dos quatro elementos básicos (fogo, água, ar e terra), em contraste dos seres físicos que são compostos pelos quatro.

Existem dois tipos de anjos:

1. Os criados por D'us, que se subdividem em 10 grupos (ou hierarquias, para usar seus termos). Estes anjos são eternos. Maimônides escreve sobre este assunto, dando o nome de cada grupo. Os anjos são os "ministros" do Rei, (como os chamamos na canção de sexta-feira à noite na entrada do Shabat - anjos ministrantes).

Os anjos têm cada um sua missão particular e, de fato, o nome anjo em hebraico (mal'ach) significa mensageiro. Por exemplo, existem os anjos protetores de cada povo, cuja missão é defender seu povo contra quaisquer acusações no Tribunal Celestial, etc. Existem anjos encarregados sobre cada parte da Natureza, como sobre a Terra, o Mar e o Deserto. E outras categorias. D'us criou estes anjos com inteligência superior e eles reconhecem que são apenas mensageiros, sem poderes autônomos. Cada um conhece seu lugar e não se "empurra" para ocupar um "espaço" melhor ou mais elevado. Estes anjos podem ser tanto anjos "bons" como "ruins", pois na verdade bom ou mau está na concepção humana - os anjos em si apenas obedecem as ordens que lhes são delegadas - às vezes para trazer uma recompensa e outras para uma conseqüência.

2. O segundo tipo de anjo é aquele criado pelo ser humano. Sim, cada um de nós cria anjos - "bons" ou "ruins" - com nossos atos e atitudes. Cada pensamento, fala ou ato bom cria um anjo protetor que nos defende perante o Tribunal Celestial. Cada pensamento, fala ou ato negativo cria um anjo contrário que nos acusa no Tribunal Celestial. Estes anjos estão sempre a nosso lado - do lado direito, os anjos da bondade; e do lado esquerdo, os anjos da severidade. Estes anjos não necessariamente são eternos, pois é possível aumentar ou diminuir a quantidade de cada lado conforme a pessoa melhora seu comportamento e se arrepende de qualquer ato etc. negativo (ou o contrário).

De passagem podemos aprender daqui que é errado dizer que D'us nos castiga; na verdade o nosso próprio ato traz a conseqüência, como uma pessoa não pode gritar que o fogo queimou seu dedo se ela própria colocou o dedo no fogo.

Nossos Sábios nos contam que quando D'us Se revelou a Seu povo para falar os Dez Mandamentos, os Céus se abriram e todos podiam ver o que acontecia lá em Cima. Uma das coisas que mais impressionou o povo foi a perfeita ordem dos anjos.

Embora você não pergunte sobre outros seres espirituais, existem também seres espirituais negativos chamados de demônios. Estes já são diferentes dos anjos em vários pontos. Estes também foram originalmente criados por D'us, no último instante do sexto dia da Criação antes da entrada do Shabat e portanto são criaturas "incompletas" por assim dizer. Diferente dos anjos, estes vivem e morrem, procriam e precisam de comida e bebida para existir. São emissários do Criador, mas sua missão é praticamente só de destruição. Entretanto, encontramos muitas histórias onde vieram ajudar e salvar os sábios e os justos.

Embora um anjo é um ser espiritual, não podemos conferir a ele nenhum poder ou acreditar nele ou rezar a ele, etc. Na comparação acima como ministros de um rei, poderia-se argumentar que assim como um rei ficaria satisfeito se seus súditos honrassem os ministros, também D'us deveria ficar contente que os seres humanos honram os anjos. Porém há uma grande diferença nos dois casos: se você está na presença de um rei e em vez de honrá-lo, você vira-se para seus ministro, torna-se uma grande ofensa e mais, a pessoa é vista como um traidor!

Estamos constantemente na presença de D'us. Não há um momento na vida quando não estamos na presença do Criador. Por isso não se pode adorar nenhum outro tipo de ser - nem anjos nem ídolos, etc. Como já mencionei, os próprios anjos reconhecem que eles não têm poder próprio - são apenas "office-boys" Divinos.

 
     
 

 

top