Animais | ||
Como melhor protegê-los | ||
Estava
dirigindo meu carro em uma avenida com um grande fluxo de carros quando
apareceu um cachorro na frente, tentei freiar, mas não deu e o
cachorro morreu. Pensei em colocar o corpo do cachorro no acostamento,
mas ele já não estava em condições. Estou
me sentindo muito mal. |
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RESPOSTA: A Torá nos instrui várias leis de respeito e bom tratamento aos animais, com finalidade de nutrir nossa midá (virtude) de compaixão e respeito para com todos os seres. Por exemplo, uma pessoa não deve comer antes de alimentar seu animal, pois este seria um ato de crueldade. A Torá também menciona que podemos aprender de certas características dos animais, como o afinco das formigas, e a agilidade de gazela. Contudo, animais não possuem neshamá (o nível mais elevado da alma), e portanto, não tem vida após a vida. Quando morrem, seu ruach (um nível mais baixo de alma) é expirado. Como todos os outros elementos da natureza, os animais foram criados para servir o homem. Quando o animal morre, é sinal que sua missão no mundo já foi cumprida. A sua atitude foi correta em chamar os bombeiros para remover o corpo do cachorro e sua sensibilidade em sentir a dor e a perda mesmo de animais, é exatamente o que deveria ser despertado em toda a humanidade: a compaixão por todos os seres criados por D'us. É possível que a alma de um ser humano desça a este mundo no corpo de um animal, a fim de atingir sua perfeição (no conceito de "gilgul", reencarnação). O animal é impulsionado por uma alma animalesca padrão, e a alma humana Quando o animal morre, não é a alma do animal que vai para o céu, mas sim a alma do ser humano que estava dentro, aprisionada no animal. |
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