Animais casher  
     
  Como são classificados? 
índice
     
 

O que são animais casher?

     
 

RESPOSTA:

Animais casher são criaturas que preenchem os critérios da Torá sobre o que é permitido aos judeus consumirem. Casher significa apropriado, e animais casher são animais apropriados para comer.
Consulte as leis sobre animais casher, e perceberá que nenhum predador é permitido. Você é aquilo que come, – a ciência tem comprovado a noção que sua comida tem um efeito poderoso sobre você.
Animais casher e não-casher são opostos. O casher compara-se à tranquilidade, sutileza e dignidade, e não-casher é sinal de grosseria e anarquia, perversidade, e uma atitude agressiva. Não é surpresa que os animais casher sejam da variedade doméstica, dócil – ovelhas, gado, cabras, e a maioria das espécies de cervos e antílopes, ao passo que os animais não-casher são leões, tigres e ursos, e outros do mesmo tipo. Animais casher são aqueles que você come no almoço. Os não-casher se pudessem comeriam você no almoço.
Como posso saber se um animal ou ser vivo é casher?
1 – Ser ruminante e ter casco fendido
Animais casher são governados pelas duas regras da Mitsvá Positiva nš 149: devem ter os cascos completamente fendidos, e devem ser ruminantes. O que é ruminante? Vejamos. Como a maioria dos animais selvagens, para começar, não têm cascos, isso limita nossa seleção, deixando de fora os caninos, felinos, paquidermes, primatas, símios e qualquer outro com garras ou patas – basicamente, a maior parte dos animais. Agora, dos animais com cascos restantes, muitos deixam uma pegada chata e redonda, indicando um casco de superfície inteira, como cavalos e zebras. Daqueles que possuem o casco em duas secções, alguns não são completamente divididos em dois – juntam-se numa ponta, como o camelo.
Com o que ficamos? A maioria das vacas, cervos, ou animais mansos ou tímidos, como ovelhas ou antílopes. E desses animais de casco fendido, alguns não são ruminantes – não trazem de volta o bolo alimentar à boca para mastigarem depois, tal como a família dos suínos. O resultado é uma amostra bastante reduzida do reino animal – os animais casher.
2 – Crueldade no ar
Para alimentos que planam ou voam, as regras da Mitsvá Positiva nš 150 são as mesmas que para animais do solo – se uma ave mata habitualmente outros animais para se alimentar, come carne, ou é considerada perigosa, não é casher. O ataque implacável a outros seres vivos torna um pássaro um predador, e aves predatórias não são casher. Portanto, deixe de fora aves de rapina, águias, gaviões, corujas e outras aves predadoras, abutres, e outras aves carnívoras, e cegonhas, martins-pescadores, pinguins e outros pássaros que se alimentam de peixes. Avestruzes e outras aves gigantes, que são capazes de matar uma pessoa ou então feri-la, são proibidas.
Pequenos grasnadores inofensivos como patos, gansos, perus e, não nos esqueçamos, a sempre servil galinha, são perfeitamente apropriados para seu cardápio.
3 – Algo não está cheirando bem
Quanto às criaturas aquáticas, a Torá estabelece duas leis simples na Mitsvá Positiva nš 152: os peixes permitidos ao consumo devem ter barbatanas, e escamas. Obviamente, isso deixa de fora os crustáceos, ostras, lulas e polvos, que não têm nem uma, nem outra característica. Menos óbvios são os tubarões, baleias e golfinhos, que têm barbatanas mas não escamas. Entretanto, isso inclui praticamente todos os peixes, portanto não se preocupe sobre seu filé de salmão favorito.

Leia também:
O refinamento da natureza humana

 
     
 

 

top