Alma  
     
  Natureza e comportamento
índice
     
  A alma possui sexo ou religião? Como ocorre o processo de reencarnação, há algum tipo de planejamento? A alma se divide?
     
 

RESPOSTA:

1- Se a alma tem religião

No judaísmo qualquer pessoa é boa do modo como D'us a criou. A pessoa não precisa ser judia para cumprir a missão de sua vida. Basta que ela cumpra as Leis Universais, conhecidas como as Sete Leis de Nôach (Noé).

Segundo Maimônides, Rambam, em seu conhecido Código de Leis afirma que qualquer pessoa que tenha praticado bondade em sua vida entra no Paraiso.

A diferença entre judeus e não-judeus é que o judeu possui uma alma adicional que o obriga a cumprir 613 preceitos a fim de realizar sua missão no mundo.

No judaismo um não-judeu não pode, no sentido literal, transformar-se em um judeu já que D'us o destinou a ser um não-judeu. O que ocorre com algumas pessoas, é dejá possuirem esta segunda alma, ainda não revelada, e o destino propiciar que num determinado momento de suas vidas, elas sejam reveladas passando seu dever a ser também o de cumprir os 613 preceitos. Por esta razão o judaismo não pratica o proselitismo e normalmente tenta mesmo dissuadir pessoas que queiram se converter. Se for realmente a intenção desta pessoa o de se converter, apesar de estar ciente de todas as obrigações que terá acrescidas às sete já mencionadas, e nada a fizer mudar sua firme posição, ela não somente terá que estudar, aprofundar-se mas principalmente cumprir todos os preceitos destinados a qualquer judeu.

2 - Se a alma tem sexo

O sexo da alma existe e se expressa de uma maneira metafórica, e não como estamos acostumados aos conceitos de sexo no sentido corporal. Por exemplo, ao nos referirmos sempre a D'us utilizamos todas as expressões no masculino, e Seu relacionamento conosco se dá nas referências "Ele nos sustenta, nos Criou, etc" como uma entidade masculina. Nós, por outro lado, nos colocamos na posição de receptáculos, conforme o sentido de "recebermos, cumprirmos, etc" Sua vontade, próprios da natureza feminina em seu sentido espiritual. Somente neste sentido a alma possui ambas características.

3 - Se existe um planejamento

Sobre a existência de planejamento, entendida como um destino da pessoa, existe na verdade a missão e as condições físicas em que a pessoa passará neste mundo, mas não sobre suas ações. A decisão sobre o que esta pessoa fará está somente em suas mãos, pois D'us lhe deu o livre arbítrio.

4- Sobre reencarnação

Sobre encarnação está escrito na Cabalá que uma alma pode descer em média três a quatro vezes a fim de completar sua missão na terra.

5- Sobre a divisão das almas

Com referência a sua questão sobre a divisão das almas existem várias almas matrizes que se subdividem em outras e podem dar vida a várias pessoas, do mesmo modo como o sol ocasiona o crescimento de milhares de plantas, através de inúmeros raios que pertencem a uma única fonte.

 
     
   
top