Aliá  
   
índice
  Sua importância
     
 

Gostaria de saber qual é a importância da aliá para o judaismo.

 
     
 

RESPOSTA:

Quando um judeu resolve morar em Israel e contribuir para seu crescimento isto representa uma subida, tanto física quanto espiritual, já que ele passa a ter uma ligação mais íntima e próxima a Terra Santa e sofrer suas benéficas influências.

O Rebe, Rabi Menachem M. Schneerson (1902-1994) foi um dos maiores incentivadores da ida de judeus e sua manutenção em Israel, mesmo em tempos muito difíceis, como na Guerra do Golfo, com os scuds caindo em solo israelense. As pessoas iam em busca de seus conselhos, pois temiam o risco de vida a que estavam expostos parentes e amigos residentes em Israel, e perguntavam de que forma deveriam proceder. Ele alegava que o local mais seguro do mundo é Israel, especialmente Jerusalém, centro do qual emana a todo instante e ininterruptamente as bênçãos Divinas para o mundo.

Devemos aprender também como judeus residentes na diáspora, que devemos ser um exemplo para toda a humanidade e ao país ao qual servimos, "subindo" diariamente em nosso cumprimento de Torá e mitsvot, com ética e sabedoria.

 
   
top