Ahavat Yisrael  
    índice
  Significado e expressão
     
 

Qual o significado verdadeiro de amor ao próximo no judaísmo e como odemos expressá-lo?

     
 

RESPOSTA:

Ahavat Yisrael significa “amor a Israel” – mas quem é Israel? Não estamos falando do país. Israel é você. Israel sou eu. Israel somos todos nós. Todos os judeus vivos atualmente compreendem essa coisa maciça chamada “Israel”. E é por isso que o país tem este nome – Israel – porque é o local que é o lar para todos os judeus. Portanto, “amor a Israel” significa amor ao próximo judeu.

Amor ao próximo judeu é baseado na Torá, onde está escrito: “Ama teu próximo como a ti mesmo.” É uma atitude – uma atitude amigável, útil para com os irmãos judeus, e todas as outras pessoas, também.

Ahavat Yisrael é uma abordagem espiritual à vida que produz resultados físicos – amizade, gentileza e unidade entre o povo judeu, Esta atitude espiritual diz que somos todos pequenas porções da mesma unidade. Somos todos partes uns dos outros, e se magoarmos uns aos outros, estamos na verdade magoando a nós mesmos.

Como expressar Ahavat Yisrael?
Não se esqueça da primeira parte da frase: amor. O que é amor? Conexão.
Quando você ama alguém ou alguma coisa, sente-se conectado a ele ou àquilo. Portanto, expresse esta conexão a outros judeus. Empreste a mão, ou algum trocado. Evite discutir. Peça desculpas. Faça favores. Trate a todos como família – afinal, nós somos uma família. Não fale negativamente sobre outros judeus; fale positivamente. Deseje para eles todas as coisas boas que você deseja para si mesmo, e tudo aquilo que não quer para si, espere que eles não tenham essas coisas, também.

Não faça isso!
Se você não quer que algo seja feito a você, não o faça aos outros. Seja o que for. Ahavat Yisrael basicamente significa que temos o propósito de sermos bons e perdoarmos uns aos outros o tempo todo, da mesma maneira que somos bons e perdoamos a nós mesmos.

Ahavat Yisrael não é para a Vovó
É fácil mostrar amor a alguém que você ama – seu pai, sua mãe, cônjuge, um irmão. Agora pegue este amor e aplique-o a um judeu de quem você discorda, ou realmente não gosta. Ou pior. É aí que começa o verdadeiro Ahavat Yisrael. Não é fácil. Mas é Ahavat Yisrael de verdade. Odiar um judeu em seu coração é ilegal pela Torá – é a mitsvá negativa nš 302. Odiá-lo abertamente, embora tecnicamente não seja uma violação da nš 302, porque pelo menos ele sabe disso, também é ilegal pela Torá: a Torá proíbe ter uma queixa ou empreender vingança. Portanto voltamos à estaca zero: Ahavat Yisrael – difícil, mas infinitamente recompensadora – é a única maneira de agir.

 
    top