Yahrtzeit  
   
  O que é
índice
     
 

Já ouvi falar em Yahrtzeit e sei que minha mãe acende uma vela em memória de meu avô neste dia, mas o que é e o que simboliza?

     
 

RESPOSTA:

Yahrtzeit é a data de aniversário do falecimento de um judeu. Nesta ocasião deverá ser recitado o Cadish. Caso alguém tenha se esquecido de recitar o Cadish no dia do aniversário de falecimento de seus pais, poderá faze-lo em qualquer outro dia. Acende-se uma vela especial denominada ner neshamá, "vela da Alma", em memória dos pais.

Também acende-se uma vela em memória a entes falecidos na véspera de Yom Kipur para que a alma esteja tranquila e receba o perdão. Esta chama não deverá ser apagada mesmo se durar mais do que vinte e quatro horas.

Costuma-se jejuar no dia do Yahrtzeit. (consultar um rabino competente para saber como proceder).

Também costuma-se estudar mishnayot formando o nome do falecido com a primeira letra de cada Mishná (ligado a apalavra neshamá, alma judaica).

Costuma-se visitar o túmulo dos pais cada ano nesta data. Recita-se os capítulos 33,15,17,72,91,104,130 do Tehilim (Salmos) os versículos referentes às letras que formam o nome do falecido (capítulo 119).

Só é permitido recitar o Cadish na presença de dez homens maiores de treze anos (bar-mitsvá) quorum mínimo necessários para formar um minyán, caso contrário, é proibido recitá-lo.

Há o costume do filho do falecido ser chamado para a leitura do Maftir do Shabat que antecede a data do aniversário de falecimento de seus pais, e há quem suba em Mashlim (último a ser chamado antes do maftir).

Se a data cair em um Shabat, subirá no próprio Shabat.

 
   
   
top