|
RESPOSTA:
Embora este assunto possa não ser mencionados de modo
ostensivo, a Tradição Oral, a parte da Torá que vai
de mão em mão com a Torá Escrita, fala claramente
desse tópico e lança uma luz sobre aquelas passagens da
Torá que aludem a estes conceitos. Precisamos entender que estas
duas partes estão interligadas. Se houvesse apenas a Torá
Escrita, não seria possível compreender a maior parte das
mitsvot eoutros conceitos fundamentais.
Uma das perguntas continuamente feitas no pensamento judaico medieval
era: "Por que não há menção explícita
na Torá falando de vida após a morte?" De fato, não
há um único versículo ou frase na Torá que
indique de modo inequívoco que o Mundo Vindouro existe. O conceito
de céu e inferno não está claramente referido na
Torá. Esta anomalia tem intrigado as mentes mais notáveis
durante séculos.
Um dos maiores pensadores judeus da Espanha no século quinze, Rabi
Yitschac Abarbanel, diz que a resposta é bem simples: a Torá
não menciona o Mundo Vindouro porque não é disso
que trata a Torá. As recompensas que a pessoa
receberá no futuro, após a vida que teve neste mundo, não
deveria ser um fator pertinente no comportamento da pessoa na vida atual.
O que é relevante ao discurso da vida é a vida como é
agora, a vida neste exato momento.
Da mesma forma, às vezes conhecer a própria reencarnação
pode ser prejudicial à sua retificação pessoal. Isso
confina a mente da pessoa e não permite que esteja aberta a atingir
o bem de modo puro e simples, como poderia ao ser sem conhecimento de
vidas prévias. Este conhecimento pode diminuir a própria
conscientização, em vez de ampliá-la.
Com a morte, a alma e o corpo, que formavam uma entidade, se separam.
O corpo é enterrado e volta a matéria, perdendo toda sua
conexão com a vitalidade. Já a alma é eterna, e se
transfere deste mundo para o próximo, um mundo totalmente espiritual.
Essa transferência se dá por etapas. Há vários
estágios nos quais a alma se desliga gradativamente deste mundo.
A Chassidut explica que a alma matriz é composta por várias
partes. Cada vez que a alma passa por um "período de vida"
num corpo, certas frações dela são aperfeiçoadas
e elevadas. No momento da ressurreição dos mortos, cada
corpo virá com a parte da alma que foi trabalhada durante a "estadia"
nesse corpo.
Leia outros artigos
sobre o tema em nosso site:
Reencarnação
e ressurreição
Reencarnação
de almas
Vida
após a vida
|
|