Cores  
   
índice
  Siginificado no judaísmo
     
 

Necessito muito de algum material que possam me enviar sobre o significado das cores no judaísmo.

     
 

RESPOSTA:
Não há um estudo específico de cores no judaísmo, mas a especificação delas para objetos de diferentes finalidades, conforme encontramos citados na Torá.

A construção do Mishcan (Tabernáculo) é descrita, em detalhes nos fornecendo uma visão magnífica de sua beleza, conectada com a finalidade espiritual de cada objeto ali cuidadosamente colocado. "E farás um véu de estôfo de lã azul-celeste, e púrpura, e carmesim, e linho torcido; obra de artista fa-lo-ás, com querubins." (Êxodo; Parashá Terumá 26-31).

Outra passagem que fala de cores é sobre um peixe que existia chamado chilyiazon do qual era extraído uma substância azul-celeste utilizada para tingir a ponta dos tsitsit (franjas). Um pequeno manto de quatro pontas nas quais pendem franjas sobre as bordas das vestes, que lembram as 613 mitsvot, preceitos da Torá.

O Cohen-Gadol vestia roupas especiais, incluindo túnicas, manto, lâmina de ouro, e efod, que consistia em um peitoral contendo 12 pedras que correspondiam às 12 tribos de Israel: da direita para a esquerda, de cima para baixo, alinhadas de três em três, num total de 4 grupos: esmeralda (Levi), topázio (Shimon), Rubi (Reuven), diamante (Zebulun), safira (Yizachar), carbúnculo (Yehuda), ametista (Gad), Ágata (Naftali), Opala (Dan), Jaspe (Biniamin), Onix (Yossef) e Crisólito (Asher). A beleza de toda a indumentária possuia um significado profundo e uma conexão entre o físico e espiritual, que iam muito além da maravilhosa visão colorida destes ornamentos.

Alguns fatos curiosos é que o preto no judaísmo, por exemplo, não significa luto, e até ao contrário, não se costuma usá-lo para indicar este estado.

Há o costume de usar roupas brancas no dia de Yom Kipur, Dia do Perdão, em alusão aos anjos, isentos de pecados. Neste dia queremos ser perdoados por nossas falhas e dedicamos o dia apenas a preces e ao jejum, nos comparando aos anjos, que não precisam de bebidas, nem alimentos, e dedicam-se apenas a servir ao Criador.

As cores contribuem essencialmente para a diversidade do mundo em uma explosão de beleza. D'us criou e nos legou o universo, nos confiando este verdadeiro tesouro. É nossa responsabilidade respeitá-lo e preservá-lo para que possamos continuar a desfrutá-lo e sermos dignos de tê-lo recebido.

 
   
top