Casamento  
    índice
  Divisão de tarefas
     
 

Meu marido e eu trabalhamos o dia inteiro fora de casa. Temos três filhos, todos em idade escolar. Ambos chegamos em casa do trabalho mais ou menos na mesma hora, mas sou eu quem faz o jantar, arruma a mesa e limpa tudo depois, além de cuidar da lavagem das roupas e muitas outras obrigações domésticas. O único trabalho pelo qual ele se responsabiliza é tirar o lixo e trocar as lâmpadas! Estou muito infeliz com essa divisão de tarefas e sinto-me exausta pelo trabalho fora e dentro de casa.
Como consigo que ele ajude mais?

     
 

RESPOSTA:
Por Avraham Kass
Você se ressente quando chega em casa do “trabalho” e começa o segundo turno. Ao passo que seu marido, ao chegar em casa, relaxa e se distrai. Você sente que isso não é justo – e está certa.

Manter uma família exige muito esforço e cada parceiro – marido e mulher – devem fazer contribuições iguais. Isso não significa que cada um deve fazer a mesma coisa, mas sim que o esforço deve ser aproximadamente igual. Assim, endureça e coloque regras sobre quem faz o quê e o quanto não pode ser feito. É o “esforço total” no fim do dia que conta. E se não for equilibrado – haverá ressentimento.

Pela sua pergunta, percebo que o trabalho fora de casa é igual, porém em casa é diferente. Seu ressentimento é justificado e deve ser corrigido. Se não for, pode causar conflito e prejudicar outras áreas saudáveis do seu relacionamento. Você é inteligente por querer resolver esta injustiça.

Aqui estão quatro passos que podem ajudá-la a comunicar a ele os seus sentimentos:
Convoque uma reunião e diga a seu marido que tem algo importante a convesar com ele. Coloque seus sentimentos se expressando com calma , sem exautar-se, fale como se sente em relação a falta de ajuda equilibrada que deveria estar tendo em casa e com as crianças.

Se você estiver furiosa – não fale. Marque outra hora. Por quê? Porque se você estiver com raiva, seu marido apenas reagirá à “raiva” e não à lógica do seu argumento. Ele não escutará seu pedido por “justiça”. Sua fúria pode desencadear mais fúria da parte dele. Vocês terminarão discutindo e sem conseguir nada. Por exemplo: “Creio que não é justo eu fazer a maior parte do trabalho em casa; fico ressentida quando estou limpando a cozinha ou dando banho nas crianças enquanto você está lendo ou falando com seus amigos ao telefone.” Seja objetiva. Evite discutir outras áreas de desagrado. Evite dizer aquilo que não quer. Declarar o que quer sempre é mais positivo que dizer oq ue não deseja. Dizer o que quer é claro, decisivo, direto.

Se você achar que seu marido está resistente, ficando na defensiva, discutindo ou se explicando, diga a ele para escutar por alguns minutos sem interrupção, e então será a vez de ele falar com você.

Se o seu marido não aceita seus sentimentos ou nega seu pedido de igualdade, diga a ele: “Se você ignorar minhas necessidades e sentimentos, vou me sentir distante de você. Não é assim que queremos o nosso casamento. Para que criar ressentimentos se podemos melhorar.”

Se ele concordar façam um “plano de ação” dividindo igualmente as tarefas. Anote-as para que não haja equívocos.

Espero sinceramente que seus esforços sejam bem-sucedidos. Não desista ou fique furiosa. Se todos os seus esforços levarem ao desapontamento, procure a ajuda de um conselheiro habilitado.
Com votos de sucesso e felicidade em seu casamento.

 
    top