Quatro Copos de vinho de Pêssach  
     
  Significado e interpretações
índice
     
 

Gostaria de saber se existem outras interpretações para os quatro copos que tomamos no Sêder de Pêssach, e quais são elas.

     
 

RESPOSTA:

Existem inúmeras explicações para os quatro copos de vinho que tomamos durante o sêder de Pêssach. A primeira, e mais conhecida, é o simbolismo das quatro linguagens de salvação que constam na Torá.

A primeira: "vehotseti", "tirei", significa a redenção da escravidão. A segunda: "vehitsalti", "salvei", significa a salvação não somente da escravidão, como também dos impostos e dos estatutos que a subjugação a um governo alheio acarreta. A terceira: "vega'alti etchem bezroa netuya", "e os redimi com punho forte", significa que D'us não somente nos livrou de sermos escravos, como nos transformou em patrões. A quarta: "velacachti", "peguei", significa que nos pegou para ser Seu povo, e nos deu a Torá.

No Talmud Yerushalmi consta que os quatro copos correspondem às quatro vezes em que copos de vinho são mencionados no sonho que o ministro responsável pelas bebidas do Faraó descreve a Yossef (José). Sem dúvida, este episódio se desenrolou na ascensão de Yossef, na vinda e escravidão do povo de Israel no Egito, e na redenção.

Os quatro copos são também comparados às quatro "galuyot" - os quatro impérios aos quais Israel foi subjugado ao longo da história: Egito, Babilônia, Grécia e Roma.

     
 

 

top