Leituras especiais
índice
     
 

A leitura da Torá para a manhã de Yom Kipur descreve o serviço realizado neste dia pelo Cohen Gadol (Sumo Sacerdote) no Templo Sagrado em Jerusalém.

Um aspecto especial do serviço de Yom Kipur era o sorteio feito com dois bodes – da mesma idade, tamanho e aparência – para determinar qual seria oferecido a D’us no Templo Sagrado, e qual seria despachado para carregar os pecados de Israel até o deserto.

O clímax do serviço era quando o Cohen Gadol entrava na câmara mais recôndita do Templo, o “Santo dos Santos”, usando vestes especiais de puro linho branco, ele entrava no local sagrado com uma panela de carvões ardentes na mão direita, e uma concha contendo uma medida exata de ketoret [incenso] na mão esquerda. Dentro do Santo dos Santos, ele colocava o ketoret sobre os carvões, esperava até o aposento ficar repleto com sua fumaça aromática, e se retirava rapidamente do local sagrado.

“Este será um estatuto eterno para vocês,” conclui a Torá, “pois nesse dia Ele vos perdoará, vos puriticará, e sereis purificados de todos os vossos pecados perante D’us… uma vez ao ano.”
Durante o serviço de Minchá , reza da tarde, lemos o capítulo 18 de Vayicrá, que detalha as proibições contra incesto e outros comportamentos sexuais impróprios.

A leitura da Torá é seguida por uma haftará (Leitura dos Profetas) que relata a história de Yoná – o Profeta que foi enviado para profetizar a destruição da cidade pecadora de Nineve, fugiu de D’us, foi engolido por um peixe, e aprendeu o poder da prece e do arrependimento para evocar a misericórdia de D’us e anular os mais severos decretos.

     
    top