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É um lindo
costume abençoar seus filhos toda sexta-feira à noite; é
um momento repleto de amor e significado, especialmente quando você
entende a fonte por trás dessa tradição.
A bênção para filhos
Um momento mágico, eterno, de conexão
para pais e filhosYaacov foi um dos Patriarcas do povo judeu. Teve
12 filhos que se tornariam os líderes das 12 tribos de Israel.
O penúltimo filho era Yossef, que teve dois filhos, Efraim e Menashe.
Pouco antes de Yaacov falecer, ele chamou todos os filhos para uma bênção
final. Como uma recompensa especial para Yossef, que permaneceu justo
durante toda a provação do exílio, ele convoca primeiro
seus dois filhos e lhes dá uma bênção especial,
bem como duas porções da Terra de Israel.
Naquele dia Yaacov os abençoou, dizendo: "No futuro, Israel
(o povo judeu) usará vocês como uma bênção.
Eles dirão: ‘Que D'us te faça como Efraim e Menashe’.
(Bereshit 48:20)
A bênção de Yaacov foi que eles seriam uma bênção,
um exemplo para o povo judeu o tempo todo. A partir daquele dia, eles
se tornariam modelos para os filhos judeus em toda parte, pois representavam
qualidades a serem eternamente imitadas.
Quais eram essas qualidades?
Efraim e Menashe foram os primeiros irmãos entre os nossos antepassados
a viverem sem rivalidade. Antes deles vieram Yitschac e Ishmael, Yaacov
e Essav, e, obviamente, os irmãos de Yossef que o venderam como
escravo – todos relacionamentos permeados de conflitos e competição.
Efraim e Menashe foram irmãos que viveram em harmonia, pois sua
vida foi o maior exemplo de trabalhar para o bem da sua comunidade e do
seu povo. As decisões não eram baseadas em "O que é
bom para mim?" mas sim em "O que é bom para o povo judeu?"
Preocupações com o ego foram deixadas de lado em favor de
algo maior.
As palavras do rei David soam verdadeiras: "Como é bom e agradável
os irmãos se sentarem pacificamente juntos" (Tehilim 133:1).
Esta é a esperança que D'us acalenta para todo o povo judeu.
Além disso, dos 12 filhos e suas famílias, estes foram os
únicos a crescer até a maturidade fora da Terra de Israel.
Porém apesar das grandes dificuldades, eles permaneceram firmes
em seu apego ao Judaísmo.
Não podemos garantir sempre que nossos filhos não serão
expostos a um ambiente negativo. Portanto, damos a eles a bênção
para serem como aqueles que não foram tentados pelo ambiente imoral
e mantiveram seu comportamento ético e justo.
Assim as qualidades mostradas por Efraim e Menashe foram unidas em sua
busca pelo bem de todos, e também para possuir a força de
caráter para manter os calores judaicos num ambiente não-judeu
– e se tornaram a referência para a criação
de filhos até milênios mais tarde.
A bênção para filhas
Sarah, Rivca, Rachel e Lea… as mães do povo judeu. Cada uma
delas possuiu qualidades únicas que desempenharam papel essencial
na força e futuro da nação. Porém houve algo
mais que todas elas partilharam, algo que as mulheres judias de todos
os tempos devem se esforçar para imitar.
Cada uma delas viveu sabendo que a suprema realização é
permitir que os outros realizem seu potencial como indivíduo e
como membros do povo judeu. A Torá está repleta de narrativas
dessas mulheres, registrando suas opiniões, sua natureza doadora,
sensibilidade, liderança e habilidade especial de inspirar os outros.
Além disso, todas as matriarcas foram mulheres notáveis
e justas, procedentes de lares de pessoas perversas – aquilo que
hoje chamamos de "um mau ambiente".
Um exemplo disso é a história das irmãs Rachel e
Lea. Um dia entrou na vida delas um homem chamado Yaacov, destinado a
ser um dos pais do povo judeu. Yaacov apaixonou-se por Rachel e pediu
a Laban, pai da moça, sua mão em casamento. Laban concordou
mas, no último instante, disse às filhas que seria Lea a
casar-se com Yaacov.
Rachel poderia ter reagido com ressentimento e ciúme, mas em vez
disso ajudou Lea a casar-se com Yaacov, pois reconheceu que sua irmã
precisava fazer isso para cumprir seu propósito na vida e tornar-se
uma das matriarcas do povo judeu.
Este ato de doação altruísta, no qual as necessidades
da pessoa (que podem ser tão importantes como as nossas) têm
prioridade, é a qualidade que Rachel e as outras mães do
povo judeu realmente exemplificaram.
Porém não se tratava apenas de auto-sacrifício, pois
Rachel sabia que fazer a coisa certa, permitir que Lea tomasse seu lugar,
era bom para sua própria realização. Pois quando
damos a outros que precisam de nós e os ajudamos a realizar seu
potencial, isso preenche nossas próprias necessidades e nossos
desejos de crescer.
Observamos isso hoje em nossos relacionamentos, seja com amigos ou no
local de trabalho. Quando as necessidades de outros são nossa prioridade,
nosso próprio senso de ser é incomensuravelmente aumentado,
e nossos relacionamentos se tornam mundos de doação, onde
florescem o amor e a auto-estima.
Todas estas mulheres partilharam um relacionamento especial com o Todo
Poderoso, e usaram os dons que Ele lhes deu para o bem de outros e para
o povo judeu. Quando abençoamos nossas filhas na sexta-feira à
noite, estamos pedindo a D'us para dotá-las com as qualidades de
suas ancestrais, e nos lembramos o que é a verdadeira doação.
Como fazer
1 – Há costumes diferentes em casas diferentes. Algumas pessoas
se levantam e vão até o lugar onde estão os filhos,
outras chamam os filhos para ir até elas. Em algumas casas o pai
dá a bênção a cada filho; em outras são
ambos os pais.
2 – Qualquer que seja o caso, a mão é colocada sobre
a cabeça da criança e a bênção apropriada
é recitada para as meninas e para os meninos.
3 – Em seguida, é simpático sussurrar algo pessoal
no ouvido da criança, elogiando algo que ela tenha feito durante
a semana. É seu momento especial com seu filho – use-o como
uma maneira de estabelecer uma conexão pessoal.
É costume recitar a mesma Bênção com a qual
os Cohanim abençoam o Povo de Israel, imediatamente antes do início
do jejum:
“Vaidaber Ado-nai el Moshê lemor.
Dabêr el Aharon veel banáv lemor:
Co tevarechú et benê Israel, amor lahém.
Yevarechechá Ado-nai veyishmerecha
Yaêr Ado-nai panav elecha vichuneca
Yissá Ado-nai panav elecha veiassêm lechá shalom”
Tradução:
“Que Hashem te abençoe e te guarde.
Que Hashem faça resplandecer Seu semblante sobre ti e seja gracioso
contigo.
Que Hashem volte Seu semblante para ti e te conceda paz.”
Para o filho acrescenta-se:
Yesimecha Elo-him lê Efraim vechi-Menashe.
“Que D'us te faça como Efraim e Menashe”.
Para a filha, acrescenta-se:
Yesimech Elo-him ke-Sara, Rivka, Rachel vê Lea
“Que D'us te faça como Sarah, Rivca, Rachel e Lea”.
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