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ENossos
sábios dizem que por meio da Teshuvá-Arrependimento a pessoa
pode alcançar um nível muito mais alto do que alguém
que foi sempre íntegro.
Eles
explicam este conceito desse modo: Quando uma corda que conecta dois objetos
se rasga, a pessoa faz um nó e os reconecta. Depois de fazer o
nó, os dois objetos se tornam então mais integrados do que
antes de se partir. Do mesmo modo, quando a pessoa se reconecta por arrependimento,
a conexão - como na corda, é muito mais forte!
Porém, se a pessoa diz: "Me deixe pecar e me arrependerei
depois"! Dizem os nossos sábios que Hashem tornará
muito difícil o arrependimento dessa pessoa.
Um grande rabino e estudioso estava certa vez a caminho da sinagoga para
o
serviço de Kol Nidrei, na noite de Yom Kipur. Quando passou por
uma das
casas, ouviu uma pequena criança chorando. O rabino bateu na porta
mas não obteve nenhuma resposta. Ele entrou na casa e viu uma pequena
criança num berço, chorando. Obviamente, pensou ele, os
pais foram para sinagoga para o Kol Nidrei. O rabino apanhou o neném,
o acalmou, e se sentou perto para balançar o berço até
adormecê-lo.
Enquanto isso, na sinagoga, todos estavam esperando pelo rabino mas tiveram
que proceder com o serviço de Kol Nidrei sem ele. As pessoas estavam
muito preocupadas. Será que o rabino está doente? Afinal
de contas, é a noite de Yom Kipur! Onde ele pode estar? Depois
de um tempo, as pessoas foram procurar o seu amado rabino. Eles finalmente
o acharam, balançando o berço de um bebê.
"Nós estávamos todos esperando, preocupados. Por que
o rabino não veio
ao serviço de Kol Nidrei?" eles perguntaram.
"Sh! Sh! não acordem o pequeno," o rabino advertiu. "Como
eu poderia ir para a sinagoga, recitar o serviço com a consciência
tranqüila, enquanto uma pequena criança judia está
chorando desesperada! Não há nada mais importante do que
prestar atenção às necessidades de uma criança
chorando!
Neste Yom Kipur deveríamos tomar a boa decisão de escutar
e prestar atenção ao choro espiritual das nossas crianças;
e satisfazer o anseio delas por uma educação e valores judaicos;
e apoiar instituições que ensinam as nossas
crianças a sua herança e a crença no D’us único
e verdadeiro!
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