O sustento
índice
  História de Báal Shem Tov – relatado pelo Rebe  
 

Em seus anos de juventude, antes de ir a público com seus ensinamentos e discípulos de todas as partes irem estudar com ele, o fundador do Movimento Chassídico, Rabi Israel Báal Shem Tov, era um viajante incansável. Usando roupas de um simples aldeão, ele viajava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, fazendo perguntas. "Como vão as coisas?" perguntava ele ao carregador de água ocupado com seus baldes, à mulher no mercado cuidando de sua banca, à criança que brincava na entrada da casa. "Há o suficiente para comer? Todos estão com saúde?" Baruch Hashem, abençoado seja o Todo Poderoso, tudo vai bem. Ou então: "Graças ao Todo Poderoso, as coisas estão melhorando" – estas eram as respostas dadas pelos judeus simples e tementes a D’us, e o viajante partia com o passo alegre de alguém que encontrou aquilo que estava procurando.

Certo dia, Rabi israel chegou a uma aldeia e dirigiu-se ao salão de estudos. Ali, num canto, estava sentado um idoso erudito de Torá debruçado sobre seus livros, envolto em talit e tefilin. Era o porush (asceta) da aldeia, que levava uma vida de total reclusão. Do amanhecer ao pôr-do-sol, não passava uma gota de água ou um bocado de pão pelos seus lábios; ele não falava com ninguém e jamais levantava os olhos dos livros sagrados. Durante mais de cinqüenta anos ele tinha seguido este regime, totalmente removido dos cuidados mundanos da vida material.


"Como vão as coisas?" perguntava ele. "Há o suficiente para comer? Todos estão com saúde?" O asceta não respondeu, esperando que o estrangeiro fosse embora. Porém o estrangeiro se aproximou ainda mais, e suas perguntas ficaram mais insistentes. Impaciente, o asceta fez um gesto para que ele fosse embora, apontando a porta.

Então, por que este estranho o estava incomodando? "Como vão as coisas?" perguntava ele. "Há o suficiente para comer? Todos estão com saúde?" O asceta não respondeu, esperando que o estrangeiro fosse embora. Porém o estrangeiro se aproximou ainda mais, e suas perguntas ficaram mais insistentes. Impaciente, o asceta fez um gesto para que ele fosse embora, apontando a porta.

"Rabi" – perguntou o estranho – "por que está negando a D’us o Seu sustento?"

As palavras tiveram o efeito desejado: fora despertada a atenção indignada do ancião. Sustento de D’us? Que audácia desse camponês! "O que está dizendo?" gritou numa voz tonitruante. "Como ousa perturbar-me com tamanha blasfêmia?!"

"Somente aquilo que o Rei David, o doce cantor de Israel, proclama em seus Salmos" – replicou o Báal Shem Tov. "Diga-me, Rabi, qual é o significado do versículo: ‘E Tu, o Eterno, que habitas nas preces de Israel’?"

"Nós seres mortais" – continuou o Báal Shem Tov quando o porush não deu resposta – "subsistimos pelo sustento que D’us nos provê em Sua grande bondade. Mas com o quê D’us subsiste? Com as preces de Israel! Quando um judeu pergunta a outro ‘Como vão as coisas?’ e seu amigo responde louvando e agradecendo ao Todo Poderoso, eles estão alimentando D’us, aprofundando Seu envolvimento com Sua criação."

     
    top