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Após
o pecado do bezerro de ouro, Moshê (Moisés) rezou e, no dia
dez do mês hebraico de Tishrei, D'us concedeu pleno perdão
ao povo judeu.
Yom Kipur é o Dia da Expiação, sobre o qual declara
a Torá: "No décimo dia do sétimo mês afligirás
tua alma e não trabalharás, pois neste dia, a expiação
será feita para te purificar; perante D'us serás purificado
de todos teus pecados."
Esclarecendo a natureza de Yom Kipur, o Rambam escreve: "É
o dia de arrependimento para todos, para o indivíduo e para a comunidade;
é o tempo do perdão para Israel. Por isso todos são
obrigados a se arrepender e a confessar os erros em Yom Kipur."
A expiação obtida através de Yom Kipur é muito
mais elevada que aquela conseguida através do arrependimento, pois
neste dia os judeus e D'us são apenas um. O judeu une-se com D'us
para revelar um vínculo intocável pelo pecado, sem obstáculos.
Teshuvá, o retorno do judeu ao bom caminho, não está
restrito apenas a Yom Kipur. Há muitas outras épocas que
são propícias para que isto ocorra, e na verdade, um judeu
pode, e deve, ficar em estado de reflexão, alerta e arrependimento
todos os dias do ano.
A obtenção do perdão
Os Rabis afirmam que a pessoa deve primeiro arrepender-se, e então
obterá a expiação especial de Yom Kipur (que é
infinitamente mais elevada que aquela conseguida apenas pela teshuvá).
Mas como Yom Kipur consegue isto? A expiação não
é meramente a remissão da punição pelo pecado;
significa também que a alma de um judeu é purificada das
máculas causadas pelo pecado. Além disso, não apenas
nenhuma impressão das transgressões permanece, como as transgressões
são transformadas em méritos.
Que isto possa ser atingido através de teshuvá é
compreensível; um judeu sente genuíno remorso pelas falhas
cometidas erradicando o prazer que extraiu dos pecados.
Sua alma é então purificada. O próprio pecado deve
ser visualizado como uma contribuição ao processo de teshuvá.
Uma transgressão separa a pessoa de D'us. O sentimento de ser afastado
de D'us age como um lembrete para o retorno, para estabelecer um vínculo
mais intenso com o Criador.
O que é a expiação obtida através de Yom Kipur?
Se a expiação significa apenas a remissão da punição,
seria compreensível que "o próprio dia" pudesse
abolir a punição que de outra forma seria devida pelos pecados
de alguém através do ano.
Mas a expiação, como dizemos, significa também a
purificação das manchas da alma. Como pode "o próprio
dia," sem a força transformadora de teshuvá, atingir
este ponto?
Três níveis no vínculo de um judeu com D'us
O pecado afeta o vínculo de um judeu com D'us, e há três
diferentes níveis neste vínculo:
1 – O relacionamento estabelecido por um judeu através do
cumprimento das mitsvot: a aceitação do jugo celestial por
parte do judeu e sua prontidão em seguir as diretivas de D'us estabelecem
um vínculo entre ele próprio e D'us.
2 – Uma conexão íntima, mais profunda que a primeira.
Como este vínculo transcende aquele forjado pela aquiescência
com a vontade de D'us, permanece válido mesmo quando alguém
transgride aquela vontade e por causa disso prejudica o primeiro nível
do relacionamento, que a teshuvá tem o poder de purificar as manchas
na alma, causadas pelo pecado – o que enfraqueceu o nível
inferior da conexão.
3 – O vínculo unindo a essência de um judeu com a Essência
de D'us. Isto não é restrito a nenhum vínculo, e
transcende toda a expressão humana. Ao contrário dos dois
anteriores, este relacionamento não pode ser produzido pelo serviço
do homem a D'us, mesmo o serviço de teshuvá, pois as ações
do homem, não importa quão elevadas, são inerentemente
limitadas. Pelo contrário, este é um vínculo intrínseco
à alma judaica, que é "uma parte do D'us acima"
– e neste nível, o judeu e D'us são completamente
um só.
Como este vínculo transcende todos os limites, não pode
ser afetado pelas ações do homem. Assim como não
pode ser produzido pelo serviço do homem a D'us, da mesma forma
não pode ser prejudicado pela omissão do serviço
ou através do pecado. Pecados e máculas não podem
tocar este nível.
A unidade entre o judeu e D'us
Em Yom Kipur, este vínculo entre a essência de um judeu e
a Essência de D'us revela-se em cada judeu – e por isso todas
as manchas em sua alma causadas pelos pecados são automaticamente
removidas.
Esta é a diferença entre a expiação de Yom
Kipur e aquela de qualquer outra época. Na última, o pecado
causa manchas na alma, e por isso a pessoa deve trabalhar ativamente para
conseguir a expiação – arrependendo-se, o que produz
um relacionamento mais profundo entre o homem e D'us. A maior expiação
de Yom Kipur, entretanto, vem com a revelação de um vínculo
tão elevado que, em primeiro lugar, nenhuma mancha pode ocorrer.
Este conceito é expresso no serviço de Yom Kipur do Cohen
gadol, o Sumo Sacerdote, que representava todo o judaísmo. Um dos
momentos mais importantes daquele serviço era sua entrada no Santo
dos Santos, sobre o qual a Torá diz: "Nenhum homem deve estar
no Ohel Moed quando ele entra para fazer expiação."
O Talmud comenta que isto se refere até mesmo aos anjos. Ninguém,
homem ou anjo, poderia ficar no Santo dos Santos naquela hora, pois o
serviço de Yom Kipur é a revelação da unidade
essencial entre os judeus e seu Criador. Apenas o judeu e D'us estão
lá – sozinhos.
Revelação da essência do judeu
Tal revelação é possível não apenas
no Templo Sagrado, através do Cohen Gadol, mas para todo judeu
em suas preces de Yom Kipur. Este é o único dia do ano que
tem cinco serviços de prece, correspondendo aos cinco níveis
da alma.
Na última prece do serviço, Ne'ilah, o quinto e mais elevado
nível da alma é revelado, um nível que é a
quintessência da alma. "Ne'ilah" significa "trancar",
indicando que naquela hora os judeus estão trancados sozinhos com
D'us. A essência de um judeu é mesclada e unida à
essência de D'us.
Yom Kipur, então, é um dia no qual não existem fatores
externos, quando apenas a essência do judeu espalha seu brilho.
Teshuvá pode erradicar o pecado e as manchas na alma; Yom Kipur
transcende inteiramente o conceito de pecado e arrependimento –
e por isso traz uma expiação mais elevada que em qualquer
outra época.
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