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Rosh
Hashaná
Aniversário do Universo e Dia do Julgamento
O que comemora-se:
Rosh Hashaná, considerado o aniversário do Universo, é
na realidade o sexto dia da Criação, quando D’us criou
o primeiro homem, Adam – o propósito de toda Criação.
O primeiro ato de Adam foi proclamar D’us como Rei do Universo.
Por este motivo, a cada Rosh Hashaná coroamos o Todo-Poderoso como
Regente do mundo, reafirmando nosso compromisso de serví-Lo apropriadamente.
Assim como D’us completou a Criação no primeiro Rosh
Hashaná, a cada Rosh Hashaná Ele reavalia a qualidade de
nosso relacionamento com Ele, assumindo uma vez mais o sustento do mundo.
Nisto se constitui o julgamento de Rosh Hashaná.
Comemora-se: Dia 1 de Tishrei
Duração: 2 dias (inicia-se antes do pôr-do-sol
da véspera e termina ao completo anoitecer do 2º dia)
Velas: As velas são acesas na véspera,
ao pôr-do-sol do primeiro e do segundo dia com a bênção
apropriada da festa.
Kidush: Ao retornar da sinagoga, após as preces
de Arvit, recita-se o kidush da noite de Rosh Hashaná e ao retornar
da sinagoga, após as preces da manhã e Mussaf (Prece Adicional)
recita-se o kidush do dia de Rosh Hashaná, ambos sobre uma taça
repleta de vinho.
Costumes
Tsedacá
Deve-se acrescentar doações para caridade neste dia.
Hatarat Nedarim
Costuma-se anular promessas feitas durante o ano perante um grupo composto
por 10 homens. É realizada antes de Rosh Hashaná
para que o ano novo reinicie sem conexão com qualquer falha que
possa ter havido no passado.
Maçã com Mel
Na primeira noite, antes de iniciar a refeição, mergulha-se
uma maçã doce no mel.
Shaná Tová
Na primeira noite de Rosh Hashaná, após a reza, é
costume comprimentar as pessoas com o voto: "Possas tu ser inscrito
e selado para um bom ano." / "Shaná Tová ve chatimá
tová".
Chalot Redondas
Usam-se duas chalot redondas a cada refeição e é
costume mergulhar cada fatia no mel antes de comer.
Tashlich
No primeiro dia de Rosh Hashaná, logo após a reza da tarde,
Minchá, é costume ir até um poço ou lago onde
haja peixes e recitar uma bênção especial chamada
"Tashlich" ("Jogarás"). Simbolicamente jogamos
nossos pecados nas profundezas do mar. A água representa a bondade
e os peixes, cujos olhos nunca fecham, representam a vigilância
constante de D’us sobre nós.
Fruta Nova
Na segunda noite, uma fruta da nova estação, que ainda não
tenha sido provada, é saboreada logo após o kidush.
Cabeça de Peixe
Cabeça de peixe, servida durante a refeição, faz
parte de um dos símbolos da festa para lembrar que devemos ser
sempre "cabeça"; um exemplo a ser seguido por todos.
Tsimes
Prato composto de cenouras doces, faz parte das iguarias servidas.
Cenouras em yidish é meren, que significa acrescentar, representando
o desejo de possuirmos mais méritos que falhas.
Proibições
As atividades criativas proibidas no Shabat também o são
em Rosh Hashaná, com exceção de carregar num domínio
público, cozinhar para as refeições do mesmo dia
(se for utilizado fogo de uma chama acesa desde a véspera) e outras
atividades ligadas à preparação dos alimentos.
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Jejum de Guedalyá
Motivo do jejum: Guedalyá ben Achicam, governador de Israel,
foi assassinado em Rosh Hashaná 3339, dois meses após a
destruição do Primeiro Templo, causando a dispersão
do povo judeu remanescente. Nossos sábios fixaram o jejum para
o dia seguinte a Rosh Hashaná.
Comemora-se: Dia 3 de Tishrei
Duração: 1 dia. Inicia-se no dia seguinte a Rosh
Hashaná, ao alvorecer, e termina com o surgimento das estrelas.
Obs: Se esta data ocorrer no sábado, o jejum é
transferido para o domingo.
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Os
Dez dias de Teshuvá
Os dez primeiros dias do mês de Tishrei – os dois dias de
Rosh Hashaná, os sete dias que se seguem e Yom Kipur – são
época propícia para reparar falhas e nos aproximar de D’us,
chamados de Dez Dias de Teshuvá.
Teshuvá: Significa retorno. O judaísmo
enfatiza que a centelha Divina da alma é boa. Não se alcança
o verdadeiro arrependimento por meio da severa auto-condenação,
mas pela percepção de que nosso mais profundo desejo é
realizar o bem de acordo com a vontade de D’us. Os sete dias entre
Rosh Hashaná e Yom Kipur são oportunos para fazer teshuvá
pelo ano que passou. Esta semana é um modelo. Por exemplo, o domingo
engloba todos os domingos do ano e assim por diante.
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Yom Kipur
Dia do Perdão
O que comemora-se: Após o pecado do bezerro de
ouro, Moshê rezou e, em dez de Tishrei, D’us concedeu pleno
perdão ao povo judeu. Quando uma pessoa perdoa outra, isto se deve
a um sentimento profundo de amizade e amor que anula o efeito de qualquer
mal que tenha praticado. Do mesmo modo, o amor Divino é expressão
de Seu amor eterno e incondicional.
Embora possamos ter transgredido Sua vontade, nossa essência, a
alma, permanece Divina e pura. Yom Kipur é o único dia do
ano em que D’us revela mais claramente que nossa essência
e a Sua são uma só. Ao nível da alma, o povo judeu
é todo igual e indivisível. Sempre que se demonstra a união
essencial, agindo com amor e amizade, mais será revelado o amor
de D’us.
Comemora-se: Dia 10 de Tishrei
Duração: 1 dia
Velas: Acendem-se as velas na véspera, do pôr-do-sol
com as bênçãos apropriadas.
Obs: É recitado o Yizcor em memória de entes queridos
falecidos antes de Mussaf (prece adicional recitada após ter sido
guardada a Torá).
Costumes
Caparot
Na madrugada da véspera de Yom Kipur (ou nos dias precedentes)
é realizado o ritual de Caparot. Consiste na recitação
de uma prece especial tendo uma galinha (para cada menina e para cada
mulher) e um galo(para cada menino e para cada homem) ou mesmo ambos (no
caso de uma gestante) e seu posterior abate. A pessoa neste momento deve
ter em mente que merecia, por suas falhas, o mesmo destino da ave mas
que Ele, em Sua eterna sabedoria, concedeu misericórdia e aceitou
a ave em seu lugar. O mesmo processo é válido também
com dinheiro, dando-o a seguir para tsedacá.
Paz comTodos
É um bom costume pedir desculpas aos amigos e familiares por atos
que tenham sido praticados, com ou sem intenção. Yom Kipur
perdoa pecado cometido contra D’us; transgressões praticadas
contra o próximo são perdoadas somente se os pedidos de
desculpas forem feitos pessoalmente.
Refeições Fartas
Na véspera de Yom Kipur deve-se fazer duas refeições
fartas, uma no almoço e uma à tarde. Costuma-se nestas refeições
comer chalot redondas mergulhadas no mel. Na última refeição,
antes do jejum, não se costuma comer peixe (o motivo é de
que provoca mais sede), assim como gergelim.
Kreplach
São pasteizinhos de carne tradicionais e é costume comê-los
tendo em mente que a carne simboliza a severidade, enquanto a massa que
o envolve representa a bondade. Assim também em Yom Kipur, D’us
terá misericórdia e perdoará nossos pecados.
Abençoar os Filhos
Antes de ir à sinagoga, os pais costumam abençoar seus filhos
com a Bênção dos Cohanim:
" D’us te abençoe e te proteja.D’us faça
Sua face brilhar sobre ti e seja gracioso para contigo.
D’us eleve Sua face para ti e te dê paz."
Proibições
Existem 39 categorias de atividades criativas, descritas pelo Talmud e
que tornam-se proibidas em Yom Kipur entre as quais; utilizar fogo de
qualquer fonte, escrever, lavar roupa, carregar em domínio público,
etc.
Em Yom Kipur deve-se abster de comer, beber, usar perfumes, maquiagens
ou loções, lavar-se, usar sapatos de couro e manter relações
conjugais.
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Sucot
Festa das Cabanas
O que comemora-se: Nos quarenta anos de peregrinação
pelo deserto, ao sair da escravidão egípcia em direção
à Terra Prometida, os judeus foram cercados por nuvens de glória,
com as quais D’us envolveu o povo em sinal de proteção.
Para celebrar este evento e aumentar nossa consciência do amor todo
abrangente de D’us, recebemos a ordem: "Em sucot (cabanas)
deveis habitar por sete dias". Construimos por este motivo uma sucá,
moradia temporária, cujo teto é coberto de folhagens.
Comemora-se os primeiros dois dias: Dia 15 e 16 de Tishrei
Duração: 2 dias. Inicia-se antes do pôr-do-sol
da véspera e termina ao completo anoitecer do segundo dia.
Velas: Acendem-se as velas na véspera, antes do
pôr-do-sol do primeiro e do segundo dia com a bênção
apropriada.
Kidush: Recita-se o kidush dentro da sucá ao retornar
da sinagoga após a Prece Noturna, Arvit, e na manhã do dia
seguinte, após a Prece Matinal, Shacharit e Mussaf, a Prece Adicional,
ao retornar da sinagoga, ambos sobre uma taça repleta de vinho.
OBS: Os tefilin não são colocados durante
os sete dias de Sucot.
CHOL HAMOED SUCOT - DIAS INTERMEDIÁRIOS
Duração: 5 dias, do 3º até o 7º
dia.
Costumes
Quatro Espécies
Durante todos os dias de Sucot (exceto Shabat) deve-se recitar a bênção
sobre as quatro espécies. Elas são compostas de um etrog
(cidra), um lulav (palmeira), três hadassim (galhos de mirta) e
duas aravot (folhas de salgueiro). Dentre muitas explicações,
cada uma das quatro espécies representa um tipo de judeu. As quatro
espécies juntas simbolizam a união do povo judeu; precisamos
uns dos outros. As quatro espécies são balançadas
nas quatro direções, para o alto e para baixo e para ambos
lados, direito e esquerdo, para frente e para trás, simbolizando
a presença Divina em toda a parte.
Refeição
Durante toda a festa, os homens devem fazer as refeições
dentro da sucá.
É costume comer chalot redondas e mergulhar cada fatia no mel antes
de comer, durante os dois dias de Yom Tov.
O kidush e as bênçãos das velas não são
recitados em Chol Hamoêd (exceto shabat chol hamoêd).
Proibições
Trabalho: Todos os trabalhos são permitidos em Chol Hamoed. Evita-se,
porém, na medida do possível, escrever e executar outros
serviços específicos como costurar. Se o fizer, é
preferível que o faça de maneira não perfeita. É
preferível contratar serviços profissionais após
Chol Hamoed: dentista, alfaiate, etc, sempre que possível.
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Hoshaná
Rabá
O que comemora-se: São recitadas preces especiais
chamadas Hoshaanot. Seguindo um rito antigo de profundo significado místico,
cinco ramos de salgueiro são amarrados juntos e batidos no chão,
"adoçando" simbolicamente o julgamento de D’us.
Comemora-se: 7º dia de Sucot.
Costumes
É costume permanecer acordado na noite precedente à Hoshaná
Rabá, recitando porções de Torá e o Livro
de Salmos, Tehilim.
Na manhã a bimá (mesa da leitura da Torá) da sinagoga
é circundada sete vezes pelos homens, com lulav e etrog na mão.
Preces especiais, Hoshaanot, são recitadas.
Shemini Atseret
Comemora-se: Shemini Atseret ou o Oitavo dia da Assembléia
em 22 de Tishrei.
Duração: 1 dia. Antes do pôr-do-sol
até a véspera do pôr-do-sol do dia seguinte.
Kidush: Ao retornar da sinagoga recita-se o kidush da
noite de Yom Tov sobre uma taça repleta de vinho, dentro da sucá.
Após as orações do dia, ao retornar da sinagoga,
recita-se o kidush referente ao dia de Yom Tov.
Yizcor: No dia de Shemini Atsêret recita-se Yizcor
em memória de entes queridos falecidos.
Costumes
Hacafot
Nas noites de Shemini Atsêset, após a prece noturna, Arvit,
realizam-se sete Hacafot (voltas) com os Rolos da Torá ao redor
da bimá (mesa destinada à leitura da Torá) com danças
e alegria. É costume trazer as crianças para participarem
das Hacafot.
Refeição
Costuma-se comer na sucá, mas sem recitar a bênção
Leshêv Bassucá. Costuma-se usar chalot redondas e mergulha-se
cada fatia três vezes no sal antes de comer.
Proibições
As mesmas atividades criativas proibidas no shabat também o são
em Shemini Atsêret, exceto carregar em domínio público,
cozinhar para as refeições a serem consumidas no mesmo dia
(se for utilizado fogo de uma chama acesa desde a véspera) e outras
atividades ligadas à preparação dos alimentos.
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Simchat Torá
Comemora-se: Dia 23 de Tishrei
Duração: 1 dia
Velas:Acendem-se as velas antes do pôr-do-sol com a bênção
apropriada.
Kidush: Ao retornar da sinagoga recita-se o kidush da
noite de Yom Tov e após as orações do dia, ao retornar
da sinagoga, recita-se o kidush referente ao dia de Yom Tov, ambos sobre
uma taça repleta de vinho.
Costumes
Na noite de Simchat Torá, após a prece noturna, Arvit, realizam-se
sete hacafot (voltas) com os rolos da Torá ao redor da bimá
com danças e muita alegria. É costume trazer as crianças
para participarem das hacafot.
Em Simchat Torá as refeições não são
mais realizadas na sucá.
Costuma-se comer chalot redondas e mergulhar cada fatia três vezes
no sal antes de comer.
Todos os homens são chamados à Torá. Meninos menores
de bar mitsvá são chamados todos juntos à Torá.
A porção final da Torá é lida, completando
o ciclo anual, e a seguir, a leitura é reiniciada (primeira porção,
do primeiro livro, Bereshit).
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