A construção da Sucá
índice
     
 

O Que é uma Sucá?
Uma sucá é uma construção temporária com um telhado de galhos, conhecido como sechach.
Durante quarenta anos, nossos ancestrais atavessaram o Deserto do Sinai antes de entrarem na Terra Prometida. Miraculosas “nuvens de glória” pairavam sobre eles, protegendo-os dos perigos e desconfortos do deserto. Desde então, lembramo-nos da bondade de D’us e reafirmamos nossa confiança em Sua Providência, fazendo todas as refeições e “morando” na sucá pela duração da Festa de Sucot (de 15 a 21 do mês hebraico de Tishrei) – fora de Israel, também no dia 22).
Comer na sucá é uma mitsvá abrangente, pois nosso corpo inteiro está dentro da sucá e envolvido no cumprimento desse preceito Divino.

Como Faço uma Sucá?
Uma sucá é essencialmente uma cabana ao ar livre coberta com vegetação. Porém há muitas orientações e exigências que devem ser respeitadas na construção, e sobre o local onde é erigida, a fim de que seja considerada “casher” – apropriada para o uso.
Existem excelentes kits de sucá pré-fabricada, numa variedade de tamanhos, em muitas lojas judaicas. Se você escolher o caminho menos aventureiro (e que economiza tempo), certifique-se que o kit sucá tem a correta certificação rabínica atestando que a sucá atende todas as exigências. A primeira coisa que você precisa fazer é selecionar o local adequado para sua sucá, para saber que tamanho comprar. Siga então as instruções do fabricante para a montagem, coloque dentro dela uma mesa e cadeiras – e está pronta!
Se você preferir construir sua própria sucá à mão, veja abaixo.

Que Materiais Vou Precisar?
Se você está construindo a própria sucá, aqui estão os materiais que precisa:
As Paredes: As paredes de uma sucá podem ser feitas de qualquer material, desde que sejam firmes o suficiente para não se mover cm um vento normal. Você pode usar madeira, compensado ou painéis de fibra de vidro, tecidos à prova d’água presos a uma estrutura de metal, etc. Você também pdoe usar paredes pré-existentes (i.e., as paredes externas de sua casa ou garagem) como uma ou mais das paredes da sua sucá.

Cobertura do Telhado: A sucá precisa ser coberta com sechach – matéria vegetal sem acabamento. Os telhados comuns são: bambu, galhos de conífera, juncos, talos de milho, tiras estreitas (1X1 ou 1X2) de madeira sem acabamento, ou capachos especiais de sechach.

Você talvez precise também de algumas vigas de madeira para construir a estrutura sobre a qual colocar o sechach.

Iluminação (opcional): Se você quiser instalar um sistema de iluminação e sua sucá for construída perto de uma tomada, compre uma lâmpada com proteção contra chuva e cordão elétrico.

Cadeiras e mesa: Lembre-se, você estará fazendo todas as suas refeições na sucá durante toda a Festa. Além disso, é uma mitsvá especial convidar pessoas para compartilhar sua sucá. Tente proporcionar espaço amplo e assentos para todos.

Decorações: Muitas comunidades decoram a sucá com pôsteres coloridos comn temas das festas, ou pendurando frutas frescas ou outras decorações nas vigas. O costume Chabad é não decorar a sucá, pois a própria sucá é considerada como sendo um objeto de beleza.

Exigências Básicas para uma sucá “casher”

A) Feita pela mitsvá:
Uma sucá deve ser construída novamente a cada ano para o propósito da mitsvá. Esta exigência, no entanto, aplica-se basicamente ao sechach (telhado feito com ramos ou bambu), pois é o sechach que faz da sucá uma sucá. Assim, pode-se deixar as paredes de pé durante o ano inteiro, e colocar o telhado antes da festa. Além disso, se a sucá ficou de pé durante todo o ano, pode-se substituir o sechach, o que permite que a sucá seja considerada como nova.

B) Ordem da construção:
Deve-se primeiro levantar as paredes e somente então colocar a cobertura sechach. Se o sechach é colocada antes que haja paredes “casher” no local, a sucá é inválida, até que o sechach seja removido e re-aplicado.

C) As paredes:
Quantas paredes
Uma sucá deve ter pelo menos duas paredes completas mais parte de uma terceira parede (a “parte” precisa ter um mínimo de 8 cm de largura). É preferível, no entanto, que a sucá tenha quatro paredes completas.

De que são feitas as paredes
As paredes da sucá podem ser feitas de qualquer material, mas devem ser firmes para que não se movam com um vento normal. Pode-se usar paredes pré-existentes, como as paredes da garagem da casa, como uma ou mais das paredes. Uma estrutura já existente que não tenha telhado ou que tenha um teto removível pode também ser transformada em sucá, cobrindo-a com sechach adequado (veja abaixo).

Tamanho e dimensões

As paredes devem ter pelo menos 80 cm de altura, e a estrutura inteira (i.e., a distância do telhado a partir do chão) não pode ser mais alta que 9 metros. Em comprimento e largura, uma sucá não pode ser menor que 50 cm por 50 cm (largura suficiente para abrigar a cabeça e torso de uma pessoa, e uma pequena mesa). Não há limite na largura de uma sucá.

Vãos nas paredes
É melhor que a sucá tenha quatro paredes sólidas (além dos batentes e janelas). Contudo, sob determinadas condições, paredes incompletas podem ser aceitas, como se vê a seguir:

a) Se houver um vã entre a base das paredes e o chão, a base das paredes deve ter menos de 25 cm do solo.

b) Se as paredes tiver 80 cm de altura, o telhado deve ser mais alto (até a altura máxima de 9 metros acima do chão), desde que as paredes estejam abaixo do telhado.

c) Pode haver vãos de espaço vazio nas paredes, desde que essas tenha menos de 25 cm de largura. (Assim uma cerca feita de estacas na vertical ou horizontal pode ser usada, desde que os espaços entre as estacas sejam menores que 25 cm).

D) O Sechach (telhado ou cobertura)
O que pode ser usado como sechach:
A sucá deve ser coberta com sechach, um telhado de matéria vegetal sem acabamento, Normalmente os telhados de sucá são galhos de bambu, junco, talos de milho, tiras estreitas (2 cm X 2 cm) de madeira sem acabamento, ou capachos especiais de sechach (veja abaixo).

Capachos feitos de bambu, palha ou outro material vegetal podem ser usados somente se forem feitos com o objetivo de servir de telhado (ex. Não para dormir, sentar ou qualquer outro uso).
Uma exigência importante é que o sechach seja cortado da fonte de crescimento – assim uma treliça viva, ou ramos presos à árvore, não podem servir como cobertura para uma sucá.

Quanto sechach
Deve haver sechach suficiente para proporcionar sombra, de modo que ao meio-dia deve haver mais sombra que sol refletido no piso da sucá.
O sechach deve ser espalhado uniformemente sobre toda a sucá, para que não haja espaços maiores de 25 cm.

Apoio do sechach
Tudo que estiver apoiando diretamente o sechach não deve ser feito de materiais que não sejam adequados para ser usados como sechach. Assim, se o sechach estiver apoiado diretamente sobre as paredes da sucá e as paredes não forem feitas de madeira, tiras de madeira devem ser colocadas entre as paredes da sucá e o sechach. Em sucot maiores onde é preciso haver uma estrutura de vigas é necessário apoiar o sechach, usando-se varas de madeira ou bambu, não metal. O sechach também não pode ser amarrado com arame ou preso com qualquer objeto de metal.

Refeições na Sucá
É especialmente importante comer pelo menos um k’zayit (cerca de 30 gramas) de pão na primeira noite da Festa na sucá, entre o anoitecer e a meia-noite. Prepare uma refeição e convide sua família e amigos para que eles também possam participar dessa mitsvá especial.

A seguinte bênção é recitada ao comer na sucá:

“Baruch Atá Ado-nai Elohenu Melech Haolam Asher Kideshanu Bemitsvotav Vetsivanu Leshev Ba-Sucá.”

Tradução:
Bendito sejas, Eterno nosso D’us, Rei do universo, que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou sentar na sucá.

Deve-se olhar para o telhado, o sechach da sucá, ao recitar a bênção.
Na primeira e na segunda noites, aquele que recita o Kidush recita a bênção sobre a sucá ao final do Kidush. Todos os outros recitam a bênção após recitar a bênção sobre a chalá.
Para o restante da Festa, todas as refeições devem ser feitas na sucá. Muitos têm o costume de comer todo alimento ou bebida somente na sucá.
Durante toda a Festa de Sucot, a bênção acima é recitada sempre que se fizer uma refeição que inclua pão, bolo ou outro alimento à base de cereais na sucá.
É costume da maioria das comunidades também comer na sucá em Shemini Atsêret – o “oitavo dia” que se segue ao sétimo dia de Sucot – mas sem recitar a bênção especial.

     
   
top