Nuvens de Glória: nossos escudos protetores
índice
     
 

Na festa de Sucot nos foi ordenado entrar na sucá, uma cabana. Expressamos com este preceito, a gratidão pela proteção com que D'us beneficiou nossos antepassados nos 40 anos no deserto a caminho da Terra prometida.

Um sábio diz que devemos entendê-la, literalmente, como referência às reais tendas onde moravam os judeus no deserto. Outro sábio ensina que Sucot significa Nuvens de Glória.

Os judeus foram salvos no deserto porque moravam dentro das nuvens protetoras da Glória Divina. Havia sete nuvens a envolver os filhos de Israel, a servir-lhes de escudo protetor.

Quatro delas cercavam os judeus por todos os lados, protegendo-os contra os ataques dos inimigos. Uma quinta os protegia contra os raios do sol; uma sexta seguia à frente preparando e iluminando o caminho por onde deveriam seguir e, finalmente, uma sétima nuvem sob eles, cujo papel era o de remover os obstáculos do caminho a fim de que não caíssem.

A vida judaica comunitária foi organizada para cuidar constantemente de todos e dar força aos fracos: restituir os caídos é a sagrada tarefa de nosso povo

Neste comentário, temos a mais bela interpretação da história judaica através das gerações. Há dois milênios, o povo de Israel vêm marchando numa longa e cansativa jornada através das selvas do mundo. O que assegurou nossa existência? Outras nações muito mais poderosas desapareceram há muito do palco da história.

Até hoje, as quatro nuvens de proteção Divina cercam o judeu de todos os lados. Não podemos ser destruídos porque as Nuvens de Glória Divina nos protegem e defendem.

Houve tempos em que o sol da liberdade brilhou sobre nós e existiu o perigo que alguns ficassem ofuscados por eles. Mas D'us mandou sua quinta nuvem para nos proteger. Abençoou-nos com sábios mestres que se tornaram guias para os perplexos.

Israel jamais parou. Marchou sempre em frente, no caminho do progresso.

O povo não tropeçava. Não nos perdíamos pelo caminho, pois novamente pela bondade Divina fomos protegidos pela sexta nuvem que seguia à nossa frente. Fomos abençoados com luzes brilhantes a nos guiar e levar ao verdadeiro caminho. Através de todos estes séculos, houve aqueles que perderam as forças e tombaram na estrada. E a sétima nuvem lá estava para salvá-los. A vida judaica comunitária foi organizada para cuidar constantemente de todos e dar força aos fracos: restituir os caídos é a sagrada tarefa de nosso povo.

Celebramos o Festival dos Tabernáculos com alegria ilimitada. Com as Nuvens da Glória Divina a nosso redor, acima de nós, à nossa frente e a nossos pés. Continuaremos nossa marcha santificando o nome de D'us, trazendo honra sobre nós e bênção para toda a humanidade.

     
   
top