Atire o pão sobre as águas
índice
     
 

Um dos ditos mais sábios no Livro de Cohelet é:

"Atire o pão sobre as águas, pois o encontrará alguns dias depois." Isto significa: esteja sempre pronto para uma boa ação, mesmo que não espere recompensa por ela. Pois, algum dia, certamente encontrará sua recompensa esperando por você.

A história que se segue ilustra com precisão este dito.

Bar Capará, um dos sábios, que viviam à época de Rabi Yehuda Hanassi, caminhava certa vez pela praia de Cesaréia, quando avistou um navio naufragado à distância. Olhando mais detidamente, avistou um homem nadando dos destroços em direção à praia.

O homem parecia estar fazendo progressos e era obviamente um bom nadador. Mas assim que chegou à terra, quase desfaleceu de esgotamento. Bar Capará aproximou-se e deu-lhe a mão. O homem cambaleou até a praia e pediu que o ajudasse. Bar Capará levou à sua casa, vestiu-o, alimentou-o e deu-lhe algum dinheiro para que o homem seguisse seu caminho reconfortado.

Alguns anos depois, os judeus de Cesaréia acharam-se numa disputa com as autoridades locais e decidiram enviar uma petição ao governador. Escolheram Bar Capará para falar em nome deles.

Bar Capará pediu a D'us que o guiasse e lhe concedesse ajuda nesta importante missão.

Quando Bar Capará chegou ao palácio, pediu permissão para ver o governador, pois tinha assunto urgente a tratar. Quando foi atendido, levaram-no à sua presença. Para seu total espanto, Bar Capará reconheceu nele o mesmo homem a quem certa vez salvara e ajudara nas praias de Cesaréia.

"Que posso fazer para ajudá-lo, amigo?" - saudou-o calorosamente o governador, reconhecendo Bar Capará como seu "amigo dos tempos difíceis". Bar Capará implorou ao Governador que usasse sua autoridade para ajudar os judeus, em cujo nome ele havia vindo pedir.

O governador ouviu atentamente e com paciência a história que lhe apresentava, dizendo-lhe:

"Com alegria concederei o que me pede, meu amigo, porque quando eu estava em situação desesperadora, você ajudou-me da melhor maneira que pôde, sem pedir ou esperar nenhuma recompensa. Por causa de seu desprendimento e bondade para comigo, ajudarei seus irmãos que sofrem da maneira que me pede."

Bar Capará havia levado grande soma de dinheiro como presente dos judeus ao Governador. Este, entretanto, devolveu o dinheiro dizendo:

"Leve este dinheiro de volta como um presente meu. Embora a soma que você me deu naquela ocasião não fosse tão grande como esta, significou muito mais em minha hora de necessidade. Pode retornar a seus irmãos e dizer-lhes que estou ajudando-os por gratidão a você, e leve consigo minha bênção."

Bar Capará alegremente apressou-se em voltar com as boas novas a seus amigos judeus, que aguardavam ansiosamente seu retorno. Foi grande o júbilo entre eles com as notícias trazidas e todos reconheceram quão verdadeiro era o dito do Rei Salomão:

"Atire o pão sobre as águas, pois o encontrará alguns dias depois."

     
   
top