O grande tesouro
índice
     
 

"E Moshê, o servo de D'us, faleceu."

Certa vez, havia um homem muito pobre. Tudo que possuía era uma velha égua, uma pequena carroça e uma pá. Com estes objetos conseguia ir até as colinas e cavar para retirar areia. Enchia uns poucos sacos e os levava à cidade para vendê-los. Era muito pesado cavar a areia e carregá-la até a cidade, e o lucro era pequeno. Mas o pobre homem estava sempre contente, desde que pudesse alimentar seus filhos famintos e trazer algo para a esposa, também.

Um belo dia, quando o homem estava cavando, sua pá atingiu algo resistente. "É o fim da areia, pensou ele," achando que tinha atingido a rocha. Imagine sua surpresa quando em vez de cheia de pedras, a pá veio repleta de pepitas de ouro! Afastando a areia, teve diante dos olhos uma verdadeira montanha de ouro! O pobre homem não podia acreditar em seus olhos.

Após recobrar-se da surpresa, esvaziou os sacos de areia e encheu-os com ouro, o máximo que poderia carregar, não esquecendo da sua pobre e desnutrida égua. "Agora, minha fiel amiga," disse ao animal, "você poderá aposentar-se. Não precisará mais carregar pesados sacos de areia. Viverá confortavelmente, e terá toda aveia que quiser. Sabe o que é aveia? Sim, não ganhará mais feno seco. Será a égua mais feliz da cidade". Ao dizer isto para a égua, o homem pensou na família. Nunca mais teriam fome; as crianças iriam à escola, a mulher ficaria ocupada cuidando da casa, e ele se sentaria para estudar o dia todo, cantando louvores a D'us.

Quando colocou os sacos de ouro na carroça, ficou temeroso de sair dali à luz do dia. As pessoas poderiam ver que não estava carregando areia; poderia haver ladrões e assaltantes. Não seria seguro ir agora, pensou ele, decidindo esperar até o cair da noite.

Neste ínterim, houve muita tristeza na casa do homem. A mulher e os filhos esperavam por ele; estavam famintos e preocupados, pois o sol já se pusera e ele ainda não chegara. Agora sua mulher estava certa de que algo terrível havia acontecido com ele; talvez estivesse enterrado sob um monte de areia...

Estava escurecendo. Ela acendeu uma lamparina e continuou a esperar, pedindo a D'us que o marido estivesse a salvo. Neste momento ouviu o som da carroça. Resfolegando pesadamente, ele cambaleou até a casa com um saco nos ombros. Atirou o volume no chão, que, sendo puído e rasgado, abriu-se completamente, e pepitas de ouro espalharam-se por todo o chão com um tinido. A mulher arregalou os olhos, engasgou, deu um suspiro e um gemido, e caiu ao solo. A pobre mulher estava morta.

Mais tarde, perguntaram ao homem: "Por que, quando achou o ouro, tanto ouro, não caiu morto com a surpresa e o choque, ao passo que sua mulher morreu?"

Replicou o homem: "Quando encontrei o ouro, vi uma montanha dele, e sabia que não poderia tirá-lo todo. Este pensamento me entristeceu, pois não poderia carregá-lo todo comigo, exceto o pouco que minha égua e eu conseguiríamos transportar. Meus sentimentos estavam amortecidos e meu entusiasmo, misturado com tristeza.

"Mas quando trouxe uma sacola cheia de pepitas para casa, minha mulher não sabia que havia mais no local de onde tirei esta, e que jamais seria nosso. Ela viu tanta riqueza, como jamais sonhara. Para ela parecia que todo o ouro do mundo lhe pertencia. O susto foi demasiado para ela."

Quando o professor terminou a história, acrescentou: "Sabem, crianças, por que lhes contei esta história? Para que melhor entendessem Moshê (Moisés). Ele foi o mais notável profeta que jamais viveu, como declara a Torá em seus versículos finais. Foi o homem que chegou mais perto de D'us, o mais sábio e o mais instruído. Mesmo assim, a Torá nos diz que ele foi o mais humilde dos homens! Sabem o que isto significa?

"Significa que Moshê acreditava realmente que não era sábio o suficiente, que não era tão temente a D'us como deveria, que seu valor era menor do que gostaria. Acreditava realmente que qualquer um dos seiscentos mil judeus adultos, dos quais era o pastor, valia mais que ele.

"Como era possível que o mais sábio de todos os homens pensasse realmente que não tivesse suficiente sabedoria? A resposta é simples.

"Vejam, exatamente por Moshê ter chegado tão perto de D'us, sabia que sua própria sabedoria era tão insignificante, comparada à Fonte da Sabedoria. Como aquele cavador de areia que teve sorte e descobriu uma montanha de ouro, e apenas podia carregar com ele uma pequena parte, assim Moshê viu os grandes tesouros de sabedoria que estão com D'us, e sabia que quase toda estava fora de seu alcance, exceto a pequena parte que conseguia atingir, que não passava de uma gota no oceano.

"E assim, meus filhos, acontece com todos os homens verdadeiramente sábios. Sabem que, não importa o que aprenderam, é muito pouco, e há um infinito tesouro de sabedoria: a Divina Sabedoria, que está além de seu alcance.

"Somente um tolo pensa que sabe tudo, achando que o pouco conhecimento que tem representa todo o saber do mundo."

     
    top