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União e igualdade de direitos são temas-chave de Shemini
Atsêret e Simchat Torá, datas nas quais nos alegramos com
a Torá.
A melhor
maneira de celebrar Simchat Torá seria dedicar os dois dias à
leitura da Torá. Mas é justamente o contrário que
ocorre. Todos os judeus, sem exceção, pegam a Torá
fechada e dançam com ela nos braços.
O ato
encerra uma grande lição: se os festejos fossem realizados
com a Torá aberta, com sua leitura, haveria distinções
entre um judeu e outro, pois a compreensão e o conhecimento de
cada um são diferentes. Com a Torá fechada, mostramos a
união e a igualdade de todos os judeus, unidos pela mesma alegria.
O texto não é lido, mas todos sabem que é algo precioso
e, por isso, dançam juntos e em total alegria.
Leis e Costumes:
Hacafot
O alegre clima de Simchat Torá são as hakafot, danças
em círculos (lit. círculos), durante as quais dançamos
e cantamos segurando os Rolos da Torá.1 Nas palavras
de um mestre chassídico: “Em Simchat Torá os Rolos
de Torá querem dançar, portanto nos tornamos seus pés.”
As hacafot são memoráveis, certamente um dos pontos altos
do Calendário Judaico. É um evento apropriado também
para crianças; elas não devem ser deixadas em casa! E você
vai querer ‘estacionar’ aqueles sapatos formais desconfortáveis
ao participar desta festa; os calçados confortáveis (embora
devam ser elegantes em honra à festa) são mais adequados
para esta ocasião.
Os mestres chassídicos explicam que as Torot são enroladas
fechadas e envoltas nos mantos de veludo durante as hakafot. Não
celebramos nos sentando e estudando as palavras sagradas da Torá.
Isso porque a celebração abrange cada judeu, não
importa seu nível de erudição ou capacidade para
compreender e interpretar as palavras da Torá. A Torá é
o legado de todo judeu – o bebê de um dia é tão
conectado com a Torá como o venerado sábio – e todo
judeu tem o mesmo direito de celebrar este dia tão alegre e especial.
Passo a passo
As hakafot são celebradas na véspera de Simchat Torá
e novamente na manhã seguinte. Nas comunidades chassídicas,
hakafot são também conduzidas na véspera de Shemini
Atseret.2 As hakafot da noite seguem a amidá das
preces da noite festiva; e as da manhã precedem imediatamente a
leitura da parashá final da Torá.
Antes de começar a dança, um conjunto de dezessete versículos,
chamado Atá Há’raita, é cantado três
vezes. Tradicionalmente, membros da congregação são
homenageados liderando a congregação na recitação
desses versículos; em sinagogas onde há muito mais congregantes
que versículos, é costume “leiloar” as homenagens,
com a renda sendo destinada para tsedacá, caridade.
Após o término da Atá Há’raita, é
costume Chabad, instituído pelo Rebe, cantar o seguinte versículo
(Bereshit 28:14): “E tua semente será como o pó da
terra, e ganharás força a oeste e leste, a norte e a sul;
e através de ti serão abençoadas todas as famílias
da terra e através da tua semente.”3
Todos os Rolos de Torá são então retirados da Arca.4
Segundo o Zohar, as coroas da Torá não devem ser retiradas,
mas sim permanecer nos rolos durante toda a dança. Membros da congregação
são homenageados com o direito de segurar os rolos (um Rolo de
Torá deve ser sempre segurado sobre o ombro direito), e o líder
leva a procissão ao redor da bimá (mesa de leitura da Torá),
enquanto entoa preces breves implorando sucesso e liberdade a D'us, com
a congregação respondendo de acordo. Isso é seguido
por cantos e danças, com os Rolos da Torá geralmente sendo
passados de pessoa em pessoa, permitindo que todos tenham a chance de
ser “os pés da Torá”. As crianças, também,
tomam parte nesta alegria, tradicionalmente dançando com bandeiras
especiais de Simchat Torá, e com frequência recebem o privilégio
de assistir às danças sentadas nos ombros de seu pai.
Este procedimento é seguido sete vezes – sete hakafot. Após
cada hakafá (termo no singular) o gabai da sinagoga anuncia: “Ad
kan hakafá…” (“Chegamos à conclusão
da hakafá número x”); os Rolos de Torá então
são devolvidos à Arca, e começa a próxima
hakafá (geralmente com um grupo diferente de pessoas segurando
as Torot, e com uma nova pessoa líderando o grupo).
O procedimento para as hakafot na manhã de Simchat Torá
é ligeiramente diferente. Segundo o costume Chabad, são
feitos três circuitos e meio ao redor da bimá, com as preces
para cada hakafá sendo recitadas no decorrer da metade de um circuito.
Todas as sete hakafot são realizadas em sucessão sem ser
interrompidas (o gabai não anuncia “Ad kan…”),
e então são seguidos por uma sessão prolongada de
cantos e danças com a Torá.
Notas
1 – Embora o ideal seja que as hakafot sejam realizadas
com um minyan (quorum de dez homens adultos), este não é
um pré-requisito necessário; todas as hakafot podem ser
realizadas mesmo na ausência de um minyan.
2 – Em algumas comunidades chassídicas,
também são realizadas hakafot no dia de Shemini Atseret.
Este, porém, é um costume relativamente incomum.
3 – Em Simchat Torá de um Ano Hakhel, é
costume cantar o seguinte versículo (Yirmiyahu 31:7): “Vejam,
eu os trarei da terra do norte e os reunirei dos cantos mais longínquos
da terra, os cegos e os mancos dentre eles, as mulheres grávidas
e aquela que deu à luz todos juntos; uma grande congregação
retornará aqui.”
4 – Em algumas comunidades, é costume colocar
uma vela acesa na Arca aberta durante as hakafot. Este, no entanto, não
é o costume Chabad.
Leitura
da Torá:
Em Simchat Torá ("Júbilo da Torá")
concluímos, e recomeçamos o ciclo anual de leitura da Torá.
O evento é marcado com muita alegria, e "hacafot", feita
na véspera e na manhã de Simchat Torá, na qual dançamos
com os Rolos de Torá ao redor da bimá. Durante a leitura
de hoje da Torá, todos, incluindo crianças abaixo da idade
de bar-mitsvá, são chamados à Torá; assim
a leitura é feita inúmeras vezes, para que todos recitem
a bênção sobre a Torá neste dia.
Vzot
Haberachah (Deut. 33-34)
Três rolos são tirados da Arca para leitura. No primeiro,
a última porção da Torá - Vezot Haberachá
- é lida e relida muitas vezes, até que todos tenham sido
chamados à Torá. Então meninos que ainda não
tem Bar-mitsvá (não completaram treze anos) são chamados
à Torá juntamente com um membro destacado da sinagoga. Em
seguida a bênção "Hamalach hagoel" (O Anjo
que redime) com a qual Yaacov (Jacó), abençoou os filhos
de Yossef (José), é pronunciada em nome dos meninos.
Para
a porção de encerramento chama-se alguém de destaque
que recebe a denominação de "Noivo da Torá".
Outro membro é então convocado para a primeira porção
de Bereshit, que é lida no segundo Rolo da Torá e é
denominado "Noivo de Bereshit".
Finalmente
o Maftir, trecho dos profetas que acompanha a leitura da Torá,
é lido no terceiro Rolo da Torá. Dessa maneira, a leitura
da Torá prossegue porção por porção
durante o ano todo, durante todas as épocas, em um eterno ciclo
que quando parece se encerrar, logo depois recomeça ininterruptamente.
Isto
mostra que não há fim na Torá, que deve ser lida
e estudada constantemente, mais e mais, pois a Torá, como o próprio
D'us que a deu para nós, é imorredoura. Cumprindo-a, nosso
povo forma o terceiro elo na eterna união entre D'us, a Torá
e Israel.
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