A contagem do Ômer
   
índice
 

Introdução
“Quando tirares este povo do Egito”, disse D'us a Moshê quando Se revelou a ele numa sarça ardente ao pé do Monte Sinai, “servirás a D'us nesta montanha.”

Demorou sete semanas para chegar à montanha. O povo de Israel partiu do Egito em 15 de Nissan (o primeiro dia de Pêssach); em 6 de Sivan, celebrado desde então como a Festa de Shavuot, eles se reuniram ao pé do Monte Sinai e receberam a Torá de D'us.

Os cabalistas explicam que os 49 dias que conectam Pêssach com Shavuot correspondem aos 49 anseios e traços do coração humano. Cada dia viu o refinamento de uma dessas sefirot, levando o povo de Israel um passo mais perto de sua eleição como povo escolhido de D'us e ao recebimento de Sua comunicação à humanidade.

Todo ano, retraçamos essa jornada interior com nossa “Contagem do Ômer”. Começando na segunda noite de Pêssach, contamos os dias e semanas: “Hoje é dia um do Ômer”; “Hoje é dia dois do Ômer”; Hoje é dia sete, uma semana do Ômer”; e assim por diante, até “Hoje são quarenta e nove dias, que são sete semanas do Ômer.”

Shavuot, a “Festa das Semanas”, é o produto dessa contagem, impulsionada pelos milagres e revelações do Êxodo mas atingida por um processo metódico com 49 etapas, de auto-refinamento dentro da alma humana.

   
   
 

 

top