7 vezes 7 índice
  Por Rabi Eliyahu Touger – Sichot in English  
 

Quando Reb Pinchas Horowitz se tornou discípulo do Maguid de Mezeritch, o Maguid aconselhou-o a estudar com Reb Zusia de Anipoli. Reb Pinchas foi procurar Reb Zusia. Este explicou humildemente que não podia entender por que o Maguid enviaria alguém para estudar com ele, mas que ficaria contente em acompanhar Reb Pinchas em seus esforços intelectuais.

"O que devemos estudar?" perguntou Reb Pinchas.

"Aquilo que você está estudando", respondeu Reb Zusia.

Reb Pinchas apanhou um volume do Talmud e começou a explicar a seguinte passagem. "Quando há somente nove pessoas na sinagoga, há uma opinião de que a Arca pode ser contada para completar o quorum necessário para a prece. O Talmud então pergunta: A Arca é uma pessoa? Pois não importa o quanto a Arca seja sagrada, são exigidos seres humanos para completar o minyan para a prece."

Quando Reb Pinchas declarou isso, Reb Zusia interrompeu: "O que o Talmud quer dizer com 'A Arca é uma pessoa?' Todos sabem que a Arca é um objeto."

Reb Pinchas estava intrigado: a questão obviamente era retórica. Seu parceiro não avaliava isso?

Reb Zusia continuou: "Talvez a intenção seja de que a pessoa pode ser uma Arca na qual a Torá está contida, um verdadeiro repositório de conhecimento, mas a menos que ele seja uma pessoa, a menos que aquele conhecimento esteja integrado com sua humanidade, há uma questão de se ele pode ser contado entre a comunidade."

Reb Pinchas entendeu que esta era a lição que o Maguid tinha desejado que ele aprendesse com Reb Zusia; não como aumentar seu conhecimento, mas como usar seu conhecimento para refinar a si mesmo e mudar seu caráter.

O Judaísmo considera o crescimento pessoal uma tarefa para a vida toda, 365 dias por ano, para cada ano de nossa vida. Apesar disso, um período de tempo é reservado quando estes esforços se tornam nosso foco. Isso reflete a importância espiritual de Sefirat Haomer, os 49 dias entre os feriados de Pêssach e Shavuot.

A palavra hebraica sefira significa "contagem". Toda noite contamos um desses 49 dias.
Porém sefira também significa "brilhar". Durante esses 49 dias, devemos nos esforçar para fazer nossa personalidade reluzir.

Segundo a tradição mística judaica, temos sete qualidades emocionais fundamentais.
Estas qualidades combinam-se entre si para formar a escala total do sentimento humano.
Sete vezes sete totalizam 49, o número de dias mencionados acima. Isso não é uma coincidência, pois o cultivo de nossa personalidade espiritual durante esses 49 dias envolve o refinamento de nossas emoções, eliminando suas asperezas e direcionando-as à Divindade. À medida que trabalhamos para elevar nosso potencial emocional, nos preparamos para reviver a experiência da Outorga da Torá na Festa de Shavuot.

A suprema experiência de refinamento pessoal virá na Era da Redenção, quando "não haverá inveja nem competição…" Pois então a centelha Divina que está latente dentro de cada pessoa será revelada. No presente, é necessário esforço para avaliar o âmago espiritual que existe dentro de nós mesmos e nos outros. Na Era da Redenção, será a maneira pela qual naturalmente veremos as coisas.

O que podemos fazer para apressar a chegada dessa era?

Conduzir-nos no presente numa maneira que demonstre nossa consciência dessa
Divindade interior. Quando demonstramos genuíno amor a outra pessoa, estamos aumentando a centelha Divina que ambos possuímos, e estabelecendo uma conexão entre os dois.

     
   
top