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Quando
Reb Pinchas Horowitz se tornou discípulo do Maguid de Mezeritch,
o Maguid aconselhou-o a estudar com Reb Zusia de Anipoli. Reb Pinchas
foi procurar Reb Zusia. Este explicou humildemente que não podia
entender por que o Maguid enviaria alguém para estudar com ele,
mas que ficaria contente em acompanhar Reb Pinchas em seus esforços
intelectuais.
"O que devemos estudar?" perguntou Reb Pinchas.
"Aquilo que você está estudando", respondeu Reb
Zusia.
Reb Pinchas apanhou um volume do Talmud e começou a explicar a
seguinte passagem. "Quando há somente nove pessoas na sinagoga,
há uma opinião de que a Arca pode ser contada para completar
o quorum necessário para a prece. O Talmud então pergunta:
A Arca é uma pessoa? Pois não importa o quanto a Arca seja
sagrada, são exigidos seres humanos para completar o minyan para
a prece."
Quando Reb Pinchas declarou isso, Reb Zusia interrompeu: "O que o
Talmud quer dizer com 'A Arca é uma pessoa?' Todos sabem que a
Arca é um objeto."
Reb Pinchas estava intrigado: a questão obviamente era retórica.
Seu parceiro não avaliava isso?
Reb Zusia continuou: "Talvez a intenção seja de que
a pessoa pode ser uma Arca na qual a Torá está contida,
um verdadeiro repositório de conhecimento, mas a menos que ele
seja uma pessoa, a menos que aquele conhecimento esteja integrado com
sua humanidade, há uma questão de se ele pode ser contado
entre a comunidade."
Reb Pinchas entendeu que esta era a lição que o Maguid tinha
desejado que ele aprendesse com Reb Zusia; não como aumentar seu
conhecimento, mas como usar seu conhecimento para refinar a si mesmo e
mudar seu caráter.
O Judaísmo considera o crescimento pessoal uma tarefa para a vida
toda, 365 dias por ano, para cada ano de nossa vida. Apesar disso, um
período de tempo é reservado quando estes esforços
se tornam nosso foco. Isso reflete a importância espiritual de Sefirat
Haomer, os 49 dias entre os feriados de Pêssach e Shavuot.
A palavra hebraica sefira significa "contagem". Toda noite contamos
um desses 49 dias.
Porém sefira também significa "brilhar". Durante
esses 49 dias, devemos nos esforçar para fazer nossa personalidade
reluzir.
Segundo a tradição mística judaica, temos sete qualidades
emocionais fundamentais.
Estas qualidades combinam-se entre si para formar a escala total do sentimento
humano.
Sete vezes sete totalizam 49, o número de dias mencionados acima.
Isso não é uma coincidência, pois o cultivo de nossa
personalidade espiritual durante esses 49 dias envolve o refinamento de
nossas emoções, eliminando suas asperezas e direcionando-as
à Divindade. À medida que trabalhamos para elevar nosso
potencial emocional, nos preparamos para reviver a experiência da
Outorga da Torá na Festa de Shavuot.
A suprema experiência de refinamento pessoal virá na Era
da Redenção, quando "não haverá inveja
nem competição…" Pois então a centelha
Divina que está latente dentro de cada pessoa será revelada.
No presente, é necessário esforço para avaliar o
âmago espiritual que existe dentro de nós mesmos e nos outros.
Na Era da Redenção, será a maneira pela qual naturalmente
veremos as coisas.
O que podemos fazer para apressar a chegada dessa era?
Conduzir-nos no presente numa maneira que demonstre nossa consciência
dessa
Divindade interior. Quando demonstramos genuíno amor a outra pessoa,
estamos aumentando a centelha Divina que ambos possuímos, e estabelecendo
uma conexão entre os dois.
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