11 Motivos pelos quais tocamos o shofar em Rosh Hashaná
 

Por Mordechai Lightstone

índice
 

Estamos familiarizados com as visões, sabores e sons de Rosh Hashaná - a doce sensação do mel na boca,o ondular rítmico da congregação em prece, o grito do shofar no ar. Mas já paramos para pensar sobre as mensagens por trás das ações do dia?
Embora todo mandamento seja essencialmente supra-racional - realizado somente porque é a vontade e a ordem do Criador - nossos sábios encontraram significado e mensagens por trás dos mandamentos que cumprimos. Vamos examinar as 11 razões dadas para tocar o shofar em Rosh Hashaná.

1 - O Retorno do Rei

Em Rosh Hashaná, o aniversário da Criação, D'us renova a energia criativa que sustém nosso mundo. Mais uma vez, Ele é coroado como Rei do universo. Assim como trombetas são tocadas numa coroação, o shofar anuncia o contínuo reinado de D'us.

2 - O Grande Despertador

Em Rosh Hashaná, o primeiro dos Dez Dias de Arrependimento, despertamos de nosso sono espiritual. O shofar é como um alarme que nos chama para examinarmos nossas ações e corrigir nossas maneiras, quando retornamos a D'us.

3 - O Lembrete

O shofar foi tocado no Monte Sinai quando a Torá foi outorgada. Em Rosh Hashaná, tocamos o shofar para nos lembrar de nos rededicarmos ao estudo de Torá - e para lembrar D'us do nosso compromisso inicial e sinceridade.

4 - A Voz

O shofar nos lembra da voz dos profetas, que como o toque do shofar nos chamaram para corrigir nossos caminhos, seguir os mandamentos de D'us e agir corretamente com o próximo.

5 - As Lágrimas

O toque do shofar nos lembra dos gritos e lágrimas derramados pela destruição do Templo Sagrado em Jerusalém, inspirando-nos a trazer Mashiach e apressar a reconstrução do Templo.

6 - O Sacrifício

O shofar, feito de um chifre de carneiro, nos lembra da amarração de Isaac e o carneiro que D'us proveu como um sacrifício em seu lugar. Ao tocar o shofar, lembramos da fé dos Profetas e da nossa própria capacidade para o auto-sacrifício.

7 - Reverência

O shofar nos enche de reverência e humildade ao contemplarmos a verdadeira infinitude de D'us, como Ele preenche todo o espaço e o tempo.

8 - A Introspecção

O shofar será tocado no Dia do Julgamento, quando Mashiach vier. Portanto tocamos o shofar em Rosh Hashaná para nos lembrar de examinar nossos atos e contemplar como podemos melhorá-los.

9 - A Celebração

O toque do shofar irá assinalar o retorno do povo judeu quando Mashiach vier. Tocamos o shofar em Rosh Hashaná para nos lembrar da salvação de D'us em nossas vidas.

10 - A Unidade

O toque do shofar quando Mashiach chegar irá trazer um tempo de compreensão universal e reconhecimento da unidade de D'us. Tocamos o shofar em Rosh Hashaná para nos lembrar da unidade de D'us.

11 - O Grito

O chamado do shofar em Rosh Hashaná nos lembra do grito primordial, o eterno chamado silencioso da alma expressando seu desejo de retornar ao seu Criador.

Fontes: Essa lista é compilada dos escritos de Rabi Saadiah Gaon, A razão número 11 é derivada de uma parábola ensinada pelo Baal Shem Tov.

     
     
 

 

top