Uma pitada de Rapé
   
índice
 

Era Rosh Hashaná na sinagoga do Báal Shem Tov. Em meio às preces, uma caixa de rapé caiu acidentalmente do bolso de um dos chassidim. Ele curvou-se para apanhá-la e, sem pensar, tirou uma pitada de rapé e aspirou. O homem sentado perto dele viu o episódio e um pensamento acusador passou-lhe pela mente: “Como ele pôde fazer algo tão mundano aqui na sinagoga do Báal Shem Tov, num dia tão sagrado?”

Por meio de sua sagrada intuição, o Báal Shem Tov percebeu o que ele pensava, e entendeu as repercussões que este pensamento teria no Alto para o homem que tinha cheirado rapé. Durante todo o restante de Rosh Hashaná o Báal Shem Tov tentou anular os efeitos do pensamento, mas em vão, O homem ficou de pé perante a Corte Celestial durante todo o mês sagrado de Tishrei.

Finalmente, durante as preces noturnas do último dia de Sucot – Hoshana Raba – o Báal Shem Tov conseguiu assegurar um acordo para o acusado. Se o próprio acusador conseguisse encontrar algum mérito no cheirador de rapé, este seria perdoado. O único problema seria que isso não deveria ser revelado a nenhum dos dois homens.

Quando o Báal Shem Tov entrou na sinagoga naquela noite, percebeu que o chassid do pensamento crítico estava se preparando para rezar, mas parecia incapaz de concentrar seus pensamentos, e caminhava de um lado para outro. Ele estava pensando: “Pergunto-me por que o tabaco, algo que as pessoas gostam de fumar e inalar, foi apresentado ao mundo. Imagino que seja porque existe algum benefício a ser tirado dele.” Assim que esse raciocínio entrou em sua mente, teve uma sensação de culpa e tristeza por ter julgado tão criticamente as ações do seu amigo em Rosh Hashaná.

Em Rosh Hashaná era costume o Báal Shem Tov ficar à disposição dos chassidim e responder suas perguntas, que eles preparavam com antecedência. Naquela noite, o chassid acusador lhe perguntou: “Existe algum benefício proporcionado por cheirar tabaco?”

O Báal Shem Tov respondeu com uma pergunta: “Quais são seus pensamentos sobre o assunto?” O chassid contou ao Rebe o que tinha pensado na noite anterior, que deveria haver algum benefício nestas substâncias.

“Tenho uma sensação de que há mais do que você está me dizendo,” respondeu o Báal Shem Tov. “Diga-me o que mais está pensando.”

O chassid relatou todo o incidente do rapé que tinha ocorrido em Rosh Hashaná. “Quando vi meu amigo extrair tanto prazer da pitada de rapé num dia tão sagrado, imediatamente o condenei, pensando que deveria ser um sujeito muito rude. Mas quando, na noite passada, comecei a pensar que deveria haver alguma boa qualidade naquela cheirada, comecei a me arrepender dos pensamentos negativos.”

O Báal Shem Tov então estava livre para contar-lhe qual reação seus pensamentos acusadores haviam causado no Céu. “Seus pensamentos despertaram um tumulto Acima, e uma séria acusação foi feita sobre seu companheiro. Felizmente, sua mudança de atitude reverteu aquele decreto, mas você deve resolver cuidar mais dos seus pensamentos no futuro.”

     
     
 

 

top