Obra da artista plástica Jordana Klein, com permissão da autora

  Shofar: música para a alma
 

por Rabi Shemuel M. Butman

índice
 

O shofar é tocado durante o mês inteiro precedendo Rosh Hashaná (exceto na véspera de Rosh Hashaná), no próprio dia e durante os serviços finais de Yom Kipur. O toque do shofar nos comunica duas mensagens diferentes: é o som das trombetas anunciando a coroação do Rei e um sinal, como um alarme, lembrando-nos de considerar nossas ações passadas e retornarmos a D'us.

Por que o shofar foi especificamente escolhido para estes dois propósitos? Até nos tempos antigos, existiam instrumentos musicais mais refinados produzindo sons mais elaborados.
O shofar é um chifre de animal. Para quem já viu um shofar de perto, é evidente que mesmo limpo e polido, o shofar ainda se encontra num estado bruto. Foi refinado apenas minimamente.

A preparação para Rosh Hashaná, e sua inauguração através do soar do chifre de um animal, nos ensina uma tremenda lição. Embora as pessoas sejam criaturas intelectuais e nosso intelecto seja uma das coisas que nos separam das outras criaturas, o intelecto não pode ser tudo e um fim em si mesmo.

Quando se trata de aceitar D'us como nosso Governante, devemos fazê-lo com a submissão de um animal. Nosso retorno a D'us, também, é mais facilmente conseguido quando deixamos de lado nosso intelecto frio e calculista e em vez disso, confiamos em nossas qualidades mais simples, emotivas, primitivas e calorosas.

     
     
 

 

top