A Prece de Chana
 

por Yanki Tauber – Baseado nas palestras e escritos do Rebe

índice
 

A haftará (leitura dos Profetas) para o primeiro dia de Rosh Hashaná relata a história de Chana, mãe do Profeta Shemuel.

Chana, a esposa estéril de Elkanah, foi a Shiloh (onde ficava o Santuário antes de o Rei Shelomô construir o Templo Sagrado em Jerusalém) para rezar por um filho.
Ela rezou a D’us, chorando profusamente. E fez uma promessa, e disse: "Ó Senhor das hostes… se Tu concederes à tua serva um filho homem, dedicarei este filho a D’us todos os dias de sua vida…"

Eli, o Sumo Sacerdote, observava enquanto ela rezava perante D’us… Apenas seus lábios se moviam, sua voz não era ouvida.

Eli pensou que estivesse embriagada. E disse a ela: "Há quanto tempo está bêbada? Deixe o vinho de lado!" E Chana replicou" "Não, meu senhor… Não bebi vinho ou qualquer bebida forte. Extravasei minha alma perante a face de D’us…"

Eli abençoou-a para que D’us concedesse seu pedido. Naquele ano, Chana teve um filho, quem chamou Shemuel ("pedido a D’us"). Quando o desmamou, ela cumpriu a promessa de dedicá-lo ao serviço de D’us levando-o a Shiloh, onde foi criado por Eli e pelos sacerdotes. Shemuel cresceu e tornou-se um dos maiores profetas de Israel.

A "Prece de Chana", como esta leitura é chamada, é uma das fontes bíblicas fundamentais para o conceito de prece, e muitas das leis da prece são derivadas daí. De fato, o diálogo entre Eli e Chana comove pela própria essência da prece, e da prece de Rosh Hashaná em especial.

A acusação de "bebedeira" feita por Eli pode ser também entendida como uma crítica daquilo que ele viu como uma indulgência excessiva nos desejos materiais por parte de Chana. Você está no lugar mais sagrado da terra, queria dizer Eli, no local onde a Presença Divina escolheu habitar. Este é o lugar para fazer seus pedidos pessoais? E se você deve fazê-los, será este o local para "rezar profusamente", com tamanha tenacidade e paixão?

Você entendeu mal, respondeu Chana. "Extravasei minha alma perante a face de D’us." Não estou meramente pedindo um filho; estou pedindo um filho que eu possa "dedicar a D’us por todos os dias de sua vida".

Nossos Sábios nos dizem que Shemuel foi concebido em Rosh Hashaná. O fato de D’us atender a prece de Chana neste dia nos encoraja de fato a nos valermos da reverência do momento da coroação de D’us para abordá-lo com pedidos de nossas necessidades diárias. Pois neste dia, nossas necessidades "pessoais" e nosso desejo de servir nosso Amo são um só e o mesmo.

     
     
 

 

top