Nosso "Salva-Vidas"
índice
     
 

Há muitas histórias no Talmud relatando como a Tsedacá salvou a vida do doador de morte certa. Eis uma delas:

Na praça do mercado numa determinada cidade da antiga Israel, encontrava-se um famoso astrólogo que podia prever a sorte pelas estrelas. Passaram por ele dois estudantes de Rabi Chanina, carregando machados. Obviamente iam à floresta para cortar lenha para o Bet Hamicdash.

O astrólogo, vendo-os à distância, disse ao povo que o cercava: "Vêem aqueles dois jovens andando e conversando tão alegremente? Eles não sabem que a morte os está esperando na floresta. Aguardem e verão que eles não voltarão vivos."

Os dois estudantes seguiram o caminho, sem saber que eram assunto da conversa e sem desconfiar do terrível conteúdo desta.

Às margens da cidade foram abordados por um mendigo que lhes pediu comida: "Tenham piedade, nobres homens. Estou com fome, dêem-me alguma comida, por favor" - pediu o homem. Embora os estudantes tivessem apenas um pedaço de pão para aplacar sua fome pelo resto do dia, prontamente o dividiram com o pedinte e continuaram seu caminho, discutindo os ensinamentos que aprenderam de seu mestre naquele dia.

Pouco antes do pôr-do-sol, os dois estudantes estavam prontos para retornar à cidade. Voltaram caminhando alegres, como sempre, continuando com os debates sobre os estudos. Quando se aproximaram da praça onde o astrólogo ainda entretinha a multidão, o povo ficou admirado. Alguns começaram a caçoar do astrólogo: "Ei, seu profeta sabe-tudo! Suas estrelas deixaram-no na mão. Os dois amigos parecem sãos e salvos e bastante vivos!"

O astrólogo, que não deixou de notar os dois jovens, realmente ficou surpreso, mas não deixou de falar: "Ainda sustento que a sorte de cada pessoa está escrita nas estrelas. Digo-lhes, estes dois jovens estudantes foram definitivamente destinados a morrer neste dia num terrível acidente, mas de algum modo conseguiram enganar a morte. Logo saberemos como."

Ao dizer isto, o astrólogo chamou os estudantes e perguntou: "Importam-se em me mostrar o que estão carregando?" Os dois jovens jogaram os fardos no chão. O astrólogo começou a remexer na lenha e sua face iluminou-se. Achou metade de uma cobra em cada um dos fardos. "Vejam" - disse ele triunfante ao povo ao seu redor - "percebem como ficaram próximos da morte? Estas cobras são das mais mortíferas, seu bote significa morte certa. Mas vejamos o que aconteceu" - continuou, voltando-se para os estudantes que ficaram pálidos de espanto.

O astrólogo pediu que contassem o que ocorrera durante aquele dia. Eles tinham pouca coisa a contar, a não ser do encontro com o pedinte a quem deram comida no caminho da floresta.

"Vocês compreendem, meus amigos?" - exclamou o astrólogo. "Os astros não estavam enganados. Foi a obra do D'us dos judeus, que ficou satisfeito com o pedaço de pão dado àquele pobre! Esse ato de caridade, embora possa parecer pequeno, salvou-os de uma morte certa!"

Esta é uma das muitas histórias contadas por nossos sábios sobre a grandeza da Tsedacá.

     
    top